Sporting conquistou 22 pontos… nos últimos 10 minutos

1

Hugo Delgado / Lusa

O líder do campeonato tem 76 pontos. Quase um terço desse total foi conseguido nas últimas jogadas de várias partidas.

Muito se tem falado na “estrelinha” do Sporting, ao longo desta temporada. Essa expressão, que chegou às conversas entre o treinador Rúben Amorim e os jornalistas, surgiu essencialmente por causa da ideia que se tem repetido sobre os golos que o líder do campeonato marca perto do final dos jogos.

Será apenas fama sem proveito? Ou o Sporting tem tirado mesmo proveito dos últimos minutos para pontuar?

O ZAP foi verificar as estatísticas do campeonato e percebemos que, dos 54 golos apontados, 21 foram conseguidos depois dos 75 minutos. O que significa que quase 40 por cento dos golos do Sporting foram marcados no último quarto de hora. Entre esses 21 golos, 13 apareceram entre os minutos 76 e os 90 e oito já no período de compensação.

Ao olhar jogo após jogo, confirmámos que, até mais do que o último quarto de hora, são os últimos 10 minutos que têm ganhado importância nos resultados da equipa de Alvalade.

Por ordem cronológica, o primeiro exemplo surgiu na quarta jornada: Luciano Vietto marcou a três minutos do fim, dando o empate (2-2) frente ao FC Porto. Logo na jornada seguinte, golo de Pedro Gonçalves aos 81 minutos e, assim, vitória diante do Santa Clara por 2-1.

Depois, no jogo da primeira jornada (em atraso), as emoções finais foram ainda maiores: o Gil Vicente ganhava em Alvalade mas, entre os 82 e os 96 minutos, o Sporting marcou três vezes.

À 10.ª jornada, golo de Šporar aos 91 minutos e vitória por 1-0 contra o Farense. Seguiu-se uma pausa nestes golos decisivos tardios mas, na jornada 16, apareceu um golo tardio e significativo: o de Matheus Nunes, aos 92 minutos, frente ao Benfica (1-0).

De novo o Gil Vicente: na 18.ª ronda, os minhotos estavam novamente a ganhar na reta finam mas um bis de Coates, aos 83 e aos 91 minutos, deu a volta ao marcador (2-1).

De novo o Santa Clara e de novo Coates: quando se registava um empate, o defesa marcou aos 93 minutos desse duelo da 22.ª ronda e fez o 2-1 final. Na jornada seguinte, em Tondela, foi Tiago Tomás a marcar o único golo do jogo, aos 81 minutos.

Nas últimas três jornadas o Sporting marcou cinco golos – todos eles nos últimos 10 minutos.

O Belenenses SAD ganhava por dois golos quando Coates (83 minutos) e Jovane (96) empataram; Matheus Nunes marcou aos 81 minutos o único golo do jogo em Braga; diante do Nacional, Feddal e Jovane foram os autores dos golos, aos 83 e aos 92 minutos, no triunfo por 2-0.

Não é só a ideia: de facto, o Sporting já conseguiu 22 pontos graças a golos apontados nos últimos 10 minutos.

Seis desses golos surgiram já depois do minuto 90, o que levou o jornal Marca a fazer uma comparação entre o clube lisboeta e Sergio Ramos, que também marcou golos que deram pontos (ou troféus) ao Real Madrid.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

  1. Neste campeonato…Talvez… Mas quantos pontos o FCP já fez nos últimos… 92 minutos (noutros campeonatos, claro!)?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.