Sporting conquistou 22 pontos… nos últimos 10 minutos

Hugo Delgado / Lusa

O líder do campeonato tem 76 pontos. Quase um terço desse total foi conseguido nas últimas jogadas de várias partidas.

Muito se tem falado na “estrelinha” do Sporting, ao longo desta temporada. Essa expressão, que chegou às conversas entre o treinador Rúben Amorim e os jornalistas, surgiu essencialmente por causa da ideia que se tem repetido sobre os golos que o líder do campeonato marca perto do final dos jogos.

Será apenas fama sem proveito? Ou o Sporting tem tirado mesmo proveito dos últimos minutos para pontuar?

O ZAP foi verificar as estatísticas do campeonato e percebemos que, dos 54 golos apontados, 21 foram conseguidos depois dos 75 minutos. O que significa que quase 40 por cento dos golos do Sporting foram marcados no último quarto de hora. Entre esses 21 golos, 13 apareceram entre os minutos 76 e os 90 e oito já no período de compensação.

Ao olhar jogo após jogo, confirmámos que, até mais do que o último quarto de hora, são os últimos 10 minutos que têm ganhado importância nos resultados da equipa de Alvalade.

Por ordem cronológica, o primeiro exemplo surgiu na quarta jornada: Luciano Vietto marcou a três minutos do fim, dando o empate (2-2) frente ao FC Porto. Logo na jornada seguinte, golo de Pedro Gonçalves aos 81 minutos e, assim, vitória diante do Santa Clara por 2-1.

Depois, no jogo da primeira jornada (em atraso), as emoções finais foram ainda maiores: o Gil Vicente ganhava em Alvalade mas, entre os 82 e os 96 minutos, o Sporting marcou três vezes.

À 10.ª jornada, golo de Šporar aos 91 minutos e vitória por 1-0 contra o Farense. Seguiu-se uma pausa nestes golos decisivos tardios mas, na jornada 16, apareceu um golo tardio e significativo: o de Matheus Nunes, aos 92 minutos, frente ao Benfica (1-0).

De novo o Gil Vicente: na 18.ª ronda, os minhotos estavam novamente a ganhar na reta finam mas um bis de Coates, aos 83 e aos 91 minutos, deu a volta ao marcador (2-1).

De novo o Santa Clara e de novo Coates: quando se registava um empate, o defesa marcou aos 93 minutos desse duelo da 22.ª ronda e fez o 2-1 final. Na jornada seguinte, em Tondela, foi Tiago Tomás a marcar o único golo do jogo, aos 81 minutos.

Nas últimas três jornadas o Sporting marcou cinco golos – todos eles nos últimos 10 minutos.

O Belenenses SAD ganhava por dois golos quando Coates (83 minutos) e Jovane (96) empataram; Matheus Nunes marcou aos 81 minutos o único golo do jogo em Braga; diante do Nacional, Feddal e Jovane foram os autores dos golos, aos 83 e aos 92 minutos, no triunfo por 2-0.

Não é só a ideia: de facto, o Sporting já conseguiu 22 pontos graças a golos apontados nos últimos 10 minutos.

Seis desses golos surgiram já depois do minuto 90, o que levou o jornal Marca a fazer uma comparação entre o clube lisboeta e Sergio Ramos, que também marcou golos que deram pontos (ou troféus) ao Real Madrid.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Neste campeonato…Talvez… Mas quantos pontos o FCP já fez nos últimos… 92 minutos (noutros campeonatos, claro!)?

RESPONDER

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …