SpaceX falha aterragem de foguetão em plataforma flutuante no Atlântico

A empresa norte-americana SpaceX falhou hoje a aterragem de um foguetão numa plataforma flutuante no Oceano Atlântico, mas levou a bom porto a quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (EEI).

Esta missão de abastecimento tinha como particular importância porque a SpaceX quis tentar pela primeira vez pousar o “primeiro andar” da cápsula Dragon numa plataforma no Atlântico.

O fundador da SpaceX, Elon Musk, tinha já admitido que o procedimento seria como “tentar equilibrar uma vassoura na palma da mão durante uma tempestade de vento”, e as probabilidades eram de “50% na melhor das hipóteses”.

Steve Jurvetson / Flickr

Elon Musk entrou na corrida espacial com a SpaceX, fundada em 2002. Nesta foto, Musk junto a um escudo de calor da sua nave Dragon

Elon Musk entrou na corrida espacial com a SpaceX, fundada em 2002. Nesta foto, Musk junto a um escudo de calor da sua nave Dragon

O objetivo principal da missão, contudo, foi atingido: levar mais de 2,2 toneladas de alimentos e experiências científicas destinadas à EEI.

O sucesso da aterragem na plataforma flutuante seria proveitoso porque, através da reutilização dos propulsores, seria possível reduzir os custos da operação.

A tentativa deu-se a 322 km do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, às 04:47 locais, 09:47 em Lisboa.

NASA / Flickr

Lançamento de uma nave Dragon num foguetão Falcon da SpaceX

Lançamento de uma nave Dragon num foguetão Falcon da SpaceX

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …