Desde 2011 que os EUA só conseguem enviar astronautas para o espaço “à boleia”, mas isso deverá mudar já no próximo ano, com a SpaceX e a Boeing a dizerem que as suas cápsulas estão quase prontas.
Com o encerramento do programa Space Shuttle em 2011, os EUA ficaram sem capacidade de enviar astronautas para o espaço, tendo que o fazer à custa de dispendiosas boleias russas.
Mas agora, numa espécie de mini-corrida espacial entre a SpaceX e a Boeing, as duas empresas aeroespaciais dizem ter tudo a postos para testar e começar a enviar astronautas para a ISS já em 2018.
Do lado da SpaceX, que vai somando lançamentos bem sucedidos (de carga), isso será feito com a cápsula Dragon 2; do lado da Boeing a aposta recai sobre o CST-100 Starliner.
Em ambos os casos, trata-se de naves espaciais cuja ambição irá para além de meramente transportar astronautas até à ISS, permitindo missões de ida até à Lua… e eventualmente até Marte.
Se tudo correr bem, a SpaceX espera lançar os primeiros astronautas em Junho, com a Boeing a fazê-lo em Agosto. Mas considerando que estamos a falar de vidas humanas, com os consequentes cuidados redobrados, facilmente esses prazos podem derrapar.
Ainda assim, todos esperam que tal não aconteça, e que estes lançamentos bem sucedidos permitam manter o objectivo de levar dois “turistas” até à Lua até final de 2018.