/

O sorriso da Mona Lisa pode ser falso. Estava farta de ser pintada

O retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das pinturas mais famosas do mundo e o sorriso da mulher no quadro tem intrigado a humanidade desde que o artista a pintou.

Investigadores dos Estados Unidos, Itália e Reino Unido sugerem que o sorriso da Mona Lisa pode não ser genuíno devido à sua assimetria. Os cientistas indicam, num estudo publicado na revista Cortex, que a pintura tem sido discutida ao longo dos anos, incluindo a intensidade da emoção expressa na face de Mona Lisa. As interpretações mais recentes dizem que a expressão da mulher é de felicidade.

A assimetria do sorriso de Mona Lisa é uma característica marcante da pintura. Os investigadores pediram a 42 pessoas que avaliassem quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do lado inferior direito e esquerdo da face da Mona Lisa.

Uma imagem quimérica é aquela que reflete um lado devido ao efeito de espelho. 92,8% dos avaliadores indicaram que a metade esquerda do sorriso mostrou felicidade, enquanto nenhum disse o mesmo sobre o lado direito. De facto, um total de 35 avaliadores comentou que a expressão correta era neutra, cinco que mostrava desprazer e dois que expressava tristeza.

Os cientistas compilaram as respostas escolhidas, os níveis de confiança e os tempos de reação. Os resultados indicam que a felicidade é expressa apenas no lado esquerdo. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia emocional, aqui interpretamos o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que ocorre quando o sujeito está a mentir”, escreveram em comunicado.

Os autores também apontam que não há ativação muscular da face superior na pintura de Mona Lisa. Um sorriso genuíno faz com que os músculos em redor dos olhos se contraiam, o que é chamado de “sorriso de Duchenne”, em alusão ao neurologista francês do século XIX Guillaume Duchenne. Um sorriso assimétrico “reflete uma emoção genuína e acredita-se que ocorra quando o sujeito mente”.

“Dado que é improvável que uma pessoa permanecer imóvel durante horas para ser pintado a sorrir constantemente com a verdadeira felicidade, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Mona Lisa é a manifestação de um não verdadeiro prazer, apesar todos os esforços que Leonardo costumava fazer para manter os seus modelos felizes”, segundo os investigadores.

“No entanto, uma possibilidade intrigante alternativa é que Leonardo sabia que o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três séculos antes dos relatórios de Duchenne e ilustrou deliberadamente um sorriso que expressava uma emoção “não sentida”.

Leonardo era um grande observador da fisionomia humana e os autores especulam que sabia o significado de sorriso assimétrico, o que poderia representar um estratagema que o artista usado deliberadamente para esconder mensagens enigmáticas. Embora o sorriso de Mona Lisa continue a atrair a atenção dos observadores, a verdadeira mensagem transmitida é indefinida e ainda não foram esclarecidos muitos dos seus mistérios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.