O sorriso da Mona Lisa pode ser falso. Estava farta de ser pintada

O retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das pinturas mais famosas do mundo e o sorriso da mulher no quadro tem intrigado a humanidade desde que o artista a pintou.

Investigadores dos Estados Unidos, Itália e Reino Unido sugerem que o sorriso da Mona Lisa pode não ser genuíno devido à sua assimetria. Os cientistas indicam, num estudo publicado na revista Cortex, que a pintura tem sido discutida ao longo dos anos, incluindo a intensidade da emoção expressa na face de Mona Lisa. As interpretações mais recentes dizem que a expressão da mulher é de felicidade.

A assimetria do sorriso de Mona Lisa é uma característica marcante da pintura. Os investigadores pediram a 42 pessoas que avaliassem quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do lado inferior direito e esquerdo da face da Mona Lisa.

Uma imagem quimérica é aquela que reflete um lado devido ao efeito de espelho. 92,8% dos avaliadores indicaram que a metade esquerda do sorriso mostrou felicidade, enquanto nenhum disse o mesmo sobre o lado direito. De facto, um total de 35 avaliadores comentou que a expressão correta era neutra, cinco que mostrava desprazer e dois que expressava tristeza.

Os cientistas compilaram as respostas escolhidas, os níveis de confiança e os tempos de reação. Os resultados indicam que a felicidade é expressa apenas no lado esquerdo. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia emocional, aqui interpretamos o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que ocorre quando o sujeito está a mentir”, escreveram em comunicado.

Os autores também apontam que não há ativação muscular da face superior na pintura de Mona Lisa. Um sorriso genuíno faz com que os músculos em redor dos olhos se contraiam, o que é chamado de “sorriso de Duchenne”, em alusão ao neurologista francês do século XIX Guillaume Duchenne. Um sorriso assimétrico “reflete uma emoção genuína e acredita-se que ocorra quando o sujeito mente”.

“Dado que é improvável que uma pessoa permanecer imóvel durante horas para ser pintado a sorrir constantemente com a verdadeira felicidade, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Mona Lisa é a manifestação de um não verdadeiro prazer, apesar todos os esforços que Leonardo costumava fazer para manter os seus modelos felizes”, segundo os investigadores.

“No entanto, uma possibilidade intrigante alternativa é que Leonardo sabia que o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três séculos antes dos relatórios de Duchenne e ilustrou deliberadamente um sorriso que expressava uma emoção “não sentida”.

Leonardo era um grande observador da fisionomia humana e os autores especulam que sabia o significado de sorriso assimétrico, o que poderia representar um estratagema que o artista usado deliberadamente para esconder mensagens enigmáticas. Embora o sorriso de Mona Lisa continue a atrair a atenção dos observadores, a verdadeira mensagem transmitida é indefinida e ainda não foram esclarecidos muitos dos seus mistérios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …