O sorriso da Mona Lisa pode ser falso. Estava farta de ser pintada

O retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das pinturas mais famosas do mundo e o sorriso da mulher no quadro tem intrigado a humanidade desde que o artista a pintou.

Investigadores dos Estados Unidos, Itália e Reino Unido sugerem que o sorriso da Mona Lisa pode não ser genuíno devido à sua assimetria. Os cientistas indicam, num estudo publicado na revista Cortex, que a pintura tem sido discutida ao longo dos anos, incluindo a intensidade da emoção expressa na face de Mona Lisa. As interpretações mais recentes dizem que a expressão da mulher é de felicidade.

A assimetria do sorriso de Mona Lisa é uma característica marcante da pintura. Os investigadores pediram a 42 pessoas que avaliassem quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do lado inferior direito e esquerdo da face da Mona Lisa.

Uma imagem quimérica é aquela que reflete um lado devido ao efeito de espelho. 92,8% dos avaliadores indicaram que a metade esquerda do sorriso mostrou felicidade, enquanto nenhum disse o mesmo sobre o lado direito. De facto, um total de 35 avaliadores comentou que a expressão correta era neutra, cinco que mostrava desprazer e dois que expressava tristeza.

Os cientistas compilaram as respostas escolhidas, os níveis de confiança e os tempos de reação. Os resultados indicam que a felicidade é expressa apenas no lado esquerdo. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia emocional, aqui interpretamos o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que ocorre quando o sujeito está a mentir”, escreveram em comunicado.

Os autores também apontam que não há ativação muscular da face superior na pintura de Mona Lisa. Um sorriso genuíno faz com que os músculos em redor dos olhos se contraiam, o que é chamado de “sorriso de Duchenne”, em alusão ao neurologista francês do século XIX Guillaume Duchenne. Um sorriso assimétrico “reflete uma emoção genuína e acredita-se que ocorra quando o sujeito mente”.

“Dado que é improvável que uma pessoa permanecer imóvel durante horas para ser pintado a sorrir constantemente com a verdadeira felicidade, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Mona Lisa é a manifestação de um não verdadeiro prazer, apesar todos os esforços que Leonardo costumava fazer para manter os seus modelos felizes”, segundo os investigadores.

“No entanto, uma possibilidade intrigante alternativa é que Leonardo sabia que o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três séculos antes dos relatórios de Duchenne e ilustrou deliberadamente um sorriso que expressava uma emoção “não sentida”.

Leonardo era um grande observador da fisionomia humana e os autores especulam que sabia o significado de sorriso assimétrico, o que poderia representar um estratagema que o artista usado deliberadamente para esconder mensagens enigmáticas. Embora o sorriso de Mona Lisa continue a atrair a atenção dos observadores, a verdadeira mensagem transmitida é indefinida e ainda não foram esclarecidos muitos dos seus mistérios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com foco na sustentabilidade, Apple anuncia iPhone 13

Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones. O evento ficou marcado …

Se Rangel arriscar (e estiver isolado), Pinto Luz poderá abdicar de uma eventual candidatura à liderança do PSD

A direção de Rui Rio avisou que "esta não é a altura para conjeturas nem debates internos", mas os bastidores continuam a agitar-se em torno da eventual sucessão do líder. "Tudo o que possa contribuir para …

Francisco Rodrigues dos Santos espera que autárquicas sejam o "momento de viragem do socialismo"

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, traça o objetivo para as eleições dos dia 26 de setembro: "conseguir mais autarcas eleitos do que em 2017". Em entrevista à Rádio Renascença, publicada esta quarta-feira, Francisco Rodrigues …

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem um golo de Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …