O sorriso da Mona Lisa pode ser falso. Estava farta de ser pintada

O retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das pinturas mais famosas do mundo e o sorriso da mulher no quadro tem intrigado a humanidade desde que o artista a pintou.

Investigadores dos Estados Unidos, Itália e Reino Unido sugerem que o sorriso da Mona Lisa pode não ser genuíno devido à sua assimetria. Os cientistas indicam, num estudo publicado na revista Cortex, que a pintura tem sido discutida ao longo dos anos, incluindo a intensidade da emoção expressa na face de Mona Lisa. As interpretações mais recentes dizem que a expressão da mulher é de felicidade.

A assimetria do sorriso de Mona Lisa é uma característica marcante da pintura. Os investigadores pediram a 42 pessoas que avaliassem quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do lado inferior direito e esquerdo da face da Mona Lisa.

Uma imagem quimérica é aquela que reflete um lado devido ao efeito de espelho. 92,8% dos avaliadores indicaram que a metade esquerda do sorriso mostrou felicidade, enquanto nenhum disse o mesmo sobre o lado direito. De facto, um total de 35 avaliadores comentou que a expressão correta era neutra, cinco que mostrava desprazer e dois que expressava tristeza.

Os cientistas compilaram as respostas escolhidas, os níveis de confiança e os tempos de reação. Os resultados indicam que a felicidade é expressa apenas no lado esquerdo. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia emocional, aqui interpretamos o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que ocorre quando o sujeito está a mentir”, escreveram em comunicado.

Os autores também apontam que não há ativação muscular da face superior na pintura de Mona Lisa. Um sorriso genuíno faz com que os músculos em redor dos olhos se contraiam, o que é chamado de “sorriso de Duchenne”, em alusão ao neurologista francês do século XIX Guillaume Duchenne. Um sorriso assimétrico “reflete uma emoção genuína e acredita-se que ocorra quando o sujeito mente”.

“Dado que é improvável que uma pessoa permanecer imóvel durante horas para ser pintado a sorrir constantemente com a verdadeira felicidade, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Mona Lisa é a manifestação de um não verdadeiro prazer, apesar todos os esforços que Leonardo costumava fazer para manter os seus modelos felizes”, segundo os investigadores.

“No entanto, uma possibilidade intrigante alternativa é que Leonardo sabia que o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três séculos antes dos relatórios de Duchenne e ilustrou deliberadamente um sorriso que expressava uma emoção “não sentida”.

Leonardo era um grande observador da fisionomia humana e os autores especulam que sabia o significado de sorriso assimétrico, o que poderia representar um estratagema que o artista usado deliberadamente para esconder mensagens enigmáticas. Embora o sorriso de Mona Lisa continue a atrair a atenção dos observadores, a verdadeira mensagem transmitida é indefinida e ainda não foram esclarecidos muitos dos seus mistérios.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …