O sorriso da Mona Lisa pode ser falso. Estava farta de ser pintada

O retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das pinturas mais famosas do mundo e o sorriso da mulher no quadro tem intrigado a humanidade desde que o artista a pintou.

Investigadores dos Estados Unidos, Itália e Reino Unido sugerem que o sorriso da Mona Lisa pode não ser genuíno devido à sua assimetria. Os cientistas indicam, num estudo publicado na revista Cortex, que a pintura tem sido discutida ao longo dos anos, incluindo a intensidade da emoção expressa na face de Mona Lisa. As interpretações mais recentes dizem que a expressão da mulher é de felicidade.

A assimetria do sorriso de Mona Lisa é uma característica marcante da pintura. Os investigadores pediram a 42 pessoas que avaliassem quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do lado inferior direito e esquerdo da face da Mona Lisa.

Uma imagem quimérica é aquela que reflete um lado devido ao efeito de espelho. 92,8% dos avaliadores indicaram que a metade esquerda do sorriso mostrou felicidade, enquanto nenhum disse o mesmo sobre o lado direito. De facto, um total de 35 avaliadores comentou que a expressão correta era neutra, cinco que mostrava desprazer e dois que expressava tristeza.

Os cientistas compilaram as respostas escolhidas, os níveis de confiança e os tempos de reação. Os resultados indicam que a felicidade é expressa apenas no lado esquerdo. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia emocional, aqui interpretamos o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que ocorre quando o sujeito está a mentir”, escreveram em comunicado.

Os autores também apontam que não há ativação muscular da face superior na pintura de Mona Lisa. Um sorriso genuíno faz com que os músculos em redor dos olhos se contraiam, o que é chamado de “sorriso de Duchenne”, em alusão ao neurologista francês do século XIX Guillaume Duchenne. Um sorriso assimétrico “reflete uma emoção genuína e acredita-se que ocorra quando o sujeito mente”.

“Dado que é improvável que uma pessoa permanecer imóvel durante horas para ser pintado a sorrir constantemente com a verdadeira felicidade, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Mona Lisa é a manifestação de um não verdadeiro prazer, apesar todos os esforços que Leonardo costumava fazer para manter os seus modelos felizes”, segundo os investigadores.

“No entanto, uma possibilidade intrigante alternativa é que Leonardo sabia que o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três séculos antes dos relatórios de Duchenne e ilustrou deliberadamente um sorriso que expressava uma emoção “não sentida”.

Leonardo era um grande observador da fisionomia humana e os autores especulam que sabia o significado de sorriso assimétrico, o que poderia representar um estratagema que o artista usado deliberadamente para esconder mensagens enigmáticas. Embora o sorriso de Mona Lisa continue a atrair a atenção dos observadores, a verdadeira mensagem transmitida é indefinida e ainda não foram esclarecidos muitos dos seus mistérios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …