Sonho de 30 anos cada vez mais longe. Direitos Humanos afastam Turquia da UE

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

As negociações da Turquia para a adesão à União Europeia começaram há mais de 32 anos, mas a esperança dos turcos integrarem o espaço europeu é cada vez menor. O Parlamento Europeu votou pela suspensão das negociações com a Turquia, devido a abusos de direitos humanos.

As negociações entre turcos e a União Europeia não são recentes, mas estão mais perto do fim do que nunca. A interrupção foi sugerida pela Comissão dos Assuntos Externos, que convocou a Comissão Europeia e os estados-membro para votarem em relação ao assunto.

A resolução teve 47 votos a favor e sete votos contra. As razões para o rompimento das negociações prendem-se com violações dos direitos humanos e liberdades civis, influência no judiciário e pela disputa de território com o Chipre.

A cooperação entre a UE e a Turquia é crucial em assuntos como a segurança, comércio e migração. No entanto, é sempre necessário ter respeito pelos direitos humanos e pela democracia”, disse a deputada liberal holandesa Marietje Schaake.

O governo turco é que parece não estar a aceitar bem a decisão do Parlamento Europeu. Em comunicado, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, Hami Aksoy, disse que “é completamente inaceitável que o relatório consultivo apele à suspensão das conversações de adesão à UE”.

Para Hami Aksoy, a Turquia só dará ouvidos caso “as correções necessárias sejam feitas e que o relatório final seja mais realista, imparcial e encorajador”.

As conversações da Turquia para a adesão à União Europeia duram desde 1987 e, desde então, foram feita várias reformas políticas. Apenas em 2005, o país dos Balcãs se tornou elegível para negociações formais. A abolição da pena de morte foi um dos principais fatores de aceleração da proposta.

Contudo, o conflito com o Chipre – a Turquia ainda ocupa o norte do país – coloca uma barreira na sua adesão. O Parlamento Europeu refere a questão cipriota no mais recente relatório, apelando a “esforços para retomar as negociações da reunificação do Chipre”.

Além disso, legisladores suecos acusam a Turquia de crimes de guerra contra a sua comunidade curda, segundo relata o The Independent.

Com toda esta problemática envolta na entrada da Turquia na Europa unificada, o seu presidente Recep Tayyip Erdogan admite, em declarações à BBC, que o seu povo “já não deseja mais a UE”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …

Juiz suspende pena a agressor que ameaçou a mulher com uma motosserra

"Vou-te pôr às postas como se põe um cação." Esta foi uma das ameaças, com uma motosserra ligada, que um homem de 52 anos fez à mulher com quem esteve casado durante 30 anos. O …