Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra.

Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul poderão vislumbrar a missão ao passar por cima de si, a 12.700 quilómetros do solo.

A missão foi lançada no final de 2018 e chegará ao planeta mais interno do Sistema Solar em 2025. É composta por dois satélites que estudarão o campo magnético de Mercúrio, bem como a sua estrutura e superfície interior. A missão voará pela Terra às 4h25 da manhã do dia 10 de abril.

“Esta é a última vez que veremos o BepiColombo da Terra”, disse Joe Zender, cientista adjunto de projetos do BepiColombo da Agência Espacial Europeia (ESA), em comunicado. “Depois disso, aprofundar-se-á no sistema solar interno”.

De acordo com o IFLScience, este sobrevoo é parte integrante da missão. Ir em direção ao centro do Sistema Solar não é uma tarefa fácil. O nosso planeta está a mover-se muito rapidamente em torno do Sol para que não caia. Tudo o que é lançado da Terra tem de lidar com essa velocidade. É necessária uma grande quantidade de energia para que o BepiColombo entre numa órbita estável.

Assim, a missão vai usar a Terra como um travão celestial. À medida que se aproxima, usará a força gravitacional do nosso planeta para desacelerar e dobrar a sua trajetória em direção às porções internas do Sistema Solar. A manobra foi planeada pela primeira vez pelo matemático e engenheiro italiano Giuseppe “Bepi” Colombo e empregada pela NASA pela primeira vez para enviar a sonda Mariner 10 para Mercúrio na década de 1970.

O sobrevoo deverá ocorrer sem problemas, mas há uma tensão devido às precauções adotadas pela ESA para proteger os trabalhadores do novo coronavírus, a covid-19. A equipa ainda está a trabalhar, mas com interação pessoal mínima.

“O balanço da Terra é uma fase em que precisamos de contacto diário com a nave espacial”, disse Elsa Montagnon, gerente de operações da BepiColombo da ESA. “Isto é algo que não podemos adiar. A sonda irá girar pela Terra independentemente, em qualquer caso”.

O próximo sobrevoo é a primeira das nove manobras de assistência à gravidade necessárias para que o BepiColombo alcance Mercúrio. Em 15 de outubro, realizará o primeiro de dois sobrevoos em Vénus, sendo o segundo em agosto de 2021. Os seis últimos serão manobras de aperto de órbita e acontecerão em Mercúrio a partir de 1 de outubro de 2021.

O BepiColombo deverá ser visível de leste a oeste na manhã de 10 de abril. Porém, a Lua estará particularmente brilhante, saindo da Super Lua mais brilhante de 2020 em 7 de abril, o que pode impedir as vistas da Terra. Por outro lado, Júpiter, Saturno e Marte estarão todos alinhados em 10 de abril e visíveis a olho nu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …