Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra.

Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul poderão vislumbrar a missão ao passar por cima de si, a 12.700 quilómetros do solo.

A missão foi lançada no final de 2018 e chegará ao planeta mais interno do Sistema Solar em 2025. É composta por dois satélites que estudarão o campo magnético de Mercúrio, bem como a sua estrutura e superfície interior. A missão voará pela Terra às 4h25 da manhã do dia 10 de abril.

“Esta é a última vez que veremos o BepiColombo da Terra”, disse Joe Zender, cientista adjunto de projetos do BepiColombo da Agência Espacial Europeia (ESA), em comunicado. “Depois disso, aprofundar-se-á no sistema solar interno”.

De acordo com o IFLScience, este sobrevoo é parte integrante da missão. Ir em direção ao centro do Sistema Solar não é uma tarefa fácil. O nosso planeta está a mover-se muito rapidamente em torno do Sol para que não caia. Tudo o que é lançado da Terra tem de lidar com essa velocidade. É necessária uma grande quantidade de energia para que o BepiColombo entre numa órbita estável.

Assim, a missão vai usar a Terra como um travão celestial. À medida que se aproxima, usará a força gravitacional do nosso planeta para desacelerar e dobrar a sua trajetória em direção às porções internas do Sistema Solar. A manobra foi planeada pela primeira vez pelo matemático e engenheiro italiano Giuseppe “Bepi” Colombo e empregada pela NASA pela primeira vez para enviar a sonda Mariner 10 para Mercúrio na década de 1970.

O sobrevoo deverá ocorrer sem problemas, mas há uma tensão devido às precauções adotadas pela ESA para proteger os trabalhadores do novo coronavírus, a covid-19. A equipa ainda está a trabalhar, mas com interação pessoal mínima.

“O balanço da Terra é uma fase em que precisamos de contacto diário com a nave espacial”, disse Elsa Montagnon, gerente de operações da BepiColombo da ESA. “Isto é algo que não podemos adiar. A sonda irá girar pela Terra independentemente, em qualquer caso”.

O próximo sobrevoo é a primeira das nove manobras de assistência à gravidade necessárias para que o BepiColombo alcance Mercúrio. Em 15 de outubro, realizará o primeiro de dois sobrevoos em Vénus, sendo o segundo em agosto de 2021. Os seis últimos serão manobras de aperto de órbita e acontecerão em Mercúrio a partir de 1 de outubro de 2021.

O BepiColombo deverá ser visível de leste a oeste na manhã de 10 de abril. Porém, a Lua estará particularmente brilhante, saindo da Super Lua mais brilhante de 2020 em 7 de abril, o que pode impedir as vistas da Terra. Por outro lado, Júpiter, Saturno e Marte estarão todos alinhados em 10 de abril e visíveis a olho nu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …