Lançada para captar ondas gravitacionais, sonda espacial faz descoberta surpreendente

Lançada no Espaço em 2015 para estudar ondas gravitacionais, a sonda LISA Pathfinder da Agência Espacial Europeia (ESA) também pode fornecer em breve informações valiosas sobre a natureza de outro fenómeno enigmático: a poeira interplanetária.

Um estudo recente, conduzido por cientistas que analisaram os dados fornecidos pelos sistemas da sonda, revelou que a LISA Pathfinder foi atingida pela passagem de grãos de poeira cósmica em pelo menos 50 ocasiões. Ao examinar essas colisões, a equipa de cientistas conseguiu descobrir a origem da poeira.

Usando métodos de modelagem computacional normalmente usados ​​para desvendar sinais de ondas gravitacionais, a equipa conseguiu determinar de onde vinham os grãos de poeira.

Esta informação sugere que a maior parte dessa poeira chamada “zodiacal” – que está espalhada por toda a nossa vizinhança planetária – foi depositada por cometas da família de Júpiter e por cometas tipo Halley, avança o PhysicsWorld.

“O que torna esta técnica possível é a excelente precisão dos sensores da LISA Pathfinder. Usamos um interferómetro de laser para medir a distância entre as massas de teste e a sonda com uma precisão de menos de um trilionésimo de metro”, explicou Ira Thorpe, membro da equipa que realizou os cálculos na NASA.

O estudo sugere que a maior parte da poeira que permeia o Espaço nas vizinhanças do nosso planeta é então proveniente de cometas que circundam Júpiter “com alguma evidência de uma contribuição menor dos cometas do tipo Halley”. Esta descoberta “é inteiramente consistente com os modelos e outras observações independentes”, afirmou.

Mark Jones, especialista na nuvem de poeira zodiacal da Open University, no Reino Unido, referiu que este estudo “fornece uma nova forma de distinguir várias fontes de pó de cometas e asteróides – algo que tem sido um tópico de debate durante muitos anos”.

O especialista apontou que atualmente não há dados suficientes “para o estudo fornecer informações de alta qualidade sobre as fontes de poeira”, mas esta “técnica parece ser sólida e oferece muitas promessas”.

O projeto LISA Pathfinder é liderado pela Europa e foi lançado em 2015 como uma plataforma de testes para projetos como a missão Antena Espacial de Interferometria a Laser – LISA – que deve descolar em 2034.

Uma vez estabelecida em órbita, a LISA irá procurar  ondulações no tecido do espaço-tempo que se propagam pelo cosmos quando os buracos negros ou estrelas de neutrões colidem.

Thorpe e os seus colegas esperam que a próxima missão da LISA também seja capaz de detetar impactos de poeira enquanto realiza o seu trabalho de caça a ondas gravitacionais. “Haverá três naves espaciais e esperamos uma missão de 10 anos, por isso teremos muito mais dados para trabalhar”, conclui Thorpe. Os resultados estão disponíveis no arXiv.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O homem atravessando séculos e séculos com o nariz virado prá cima veio fazendo descobertas plausíveis mas pelo que muitos já vem percebendo que tudo agora que vem sendo dito, não passa de criaturas com cerebro entorpecido, fazendo do irreal,real tudo porque com certeza não foram analisados psicologicamente para cargos de grande saber na área de ciencia.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …