/

Há uma solução de ouro (literalmente) para os óculos embaciados

Um revestimento feito com nanopartículas de ouro permite aquecer a superfície das lentes e evitar que estas fiquem embaciadas.

É um problema recorrente e irritante para quem usa óculos. Sempre que se vai para um local húmido, se levanta a tampa de uma panela ou que se usa máscara, não tarda a que as lentes comecem a embaciar e a bloquear a visão.

Há já sprays destinados a proteger as lentes contra a condensação, mas a forma mais eficaz de evitar que os óculos fiquem embaciados é resolver o problema na sua raíz, aquecendo-se a superfície do vidro.

Um novo estudo publicado na Nature Nanotechnology relata a criação de um novo material e revestimento que utiliza nanopartículas de ouro que absorvem luz, em vez de eletricidade, e resolvem este problema.

A maioria dos sprays incluem moléculas hidrofílias que atraem água e distribuem a condensação de forma equilibrada. Como contraste, a janela traseira dos carros usa elementos integrados para aquecer o vidro, impedindo que a condensação se forme.

A nova equipa criou um revistimento que também usa o calor, mas não precisa de eletricidade. Em vez disto, usa uma camada de aglomerados de nanopartículas de ouro entre duas camadas super-finas de óxido de titânio. No total, o revestimento tem uma espessura de apenas 10 nanometros, relata o New Atlas.

As nanopartículas de ouro absorvem muito do espectro infravermelho da luz solar, o que faz com que o revestimento aqueça até 8º. C acima da temperatura ambiente. As propriedades refrativas do óxido de titânio aumenta ainda mais a eficiência do efeito de aquecimento. Adicionalmente, a camada exterior protege o ouro do desgaste que resulta do uso dos óculos.

Como um bónus, visto que o ouro é um metal condutor, pode juntar-se uma fonte de energia, como uma pequena bateria, que sirva para aquecer o revestimento nas alturas em que não há muita luz solar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.