Soldados russos enfrentam tribunais marciais após fingirem morte em combate

1

Uma reportagem divulgada esta quarta-feira revelou que soldados russos mobilizados para a guerra estão a enfrentar tribunais marciais por fugirem do conflito ou por fingirem ser mortos em combate.

Segundo noticiou o Daily Beast, com base na reportagem do Novaya Gazeta Europe, muitos soldados têm procurado formas criativas para fugir à guerra. O canal independente russo falou com as esposas de três homens enviados para a Ucrânia em outubro, que retrataram um “pesadelo vivo”.

Além da pouca formação que receberam, os homens foram enviados para a região de Luhansk. De acordo com uma das esposas, o marido está a ser “comandado por dois outros homens mobilizados – nenhum com experiência de combate”. As famílias não tiveram notícias durante semanas, apenas quando receberem um pedido de ajuda.

Num dos casos, o grupo foi bombardeado durante 12 horas, tendo o comandante sido “desfeito em pedaços””. Noutro, foi ordenado aos homens que fugissem, mas os superiores exigiram que voltassem para trás.

“Depois de se recusarem a regressar, foi-lhes oferecido novo equipamento, coletes à prova de bala, capacetes – ou [a possibilidade de irem a] um tribunal marcial”, disse a mulher. Para fugir ao tribunal marcial, o marido e outros 26 homens estão escondidos numa casa abandonada.

“Os seus cartões bancários estão bloqueados, estão sem meios de subsistência, sem dinheiro, sem comida, sem água”, contou. “O meu marido disse-me que não comia há vários dias e não sabemos o que fazer a esse respeito”, concluiu.

De acordo com o Daily Beast, a ideia de ficar escondido durante dias, sem comida ou água, é preferível a servir no exército russo.

Uma das esposas relatou que o marido também recebeu pouco treinamento. Segundo declarou, 76 homens do grupo do qual o marido faz parte foram mortos num ataque, cerca de duas semanas antes de ele ter sido enviado para a Ucrânia.

“Durante muitas horas, eles simplesmente deitaram-se no chão e fingiram estar mortos, por uma razão simples: já não tinham quaisquer outras armas além de metralhadoras (…) se movessem sequer um dedo, um zangão (…) destruía-os”, indicou ainda a mulher.

ZAP //

1 Comment

  1. Tristes soldados, sem preparação, sem motivação, sem equipamento decente e presos a uma circunstância na qual não têm responsabilidade. Estão tramados de qualquer lado, ou seja, entre a espada e a parede. Qualquer guerra é cruel, mas algumas vezes encontra-se alguns “requintes” de malvadez num dos beligerantes (Rússia, neste caso).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.