Astrónomos acreditam que o Sol tem um irmão gémeo perdido (e que o encontraram)

Uma equipa de astrónomos acredita ter descoberto um astro que pode ser um irmão gémeo, quase idêntico, do Sol.

Há muito se imagina que o Sol não seja um filho único: no seu berço estelar, deve ter sido “gerado” com várias outras estrelas, e especula-se que haveria, entre elas, uma espécie de irmã gémea quase idêntica.

Este astro teria sido seu companheiro binário, constituído pelo mesmo material estelar, mas que, em algum momento da história do Universo, acabou por seguir por um caminho independente. Agora, astrónomos acreditam ter encontrado este astro.

A estrela chamada HD 186302 está localizado a 184 anos-luz da Terra e é estranhamente parecida com o Sol. É do tipo G e um pouco maior do que o possível irmão, mas tem aproximadamente a mesma temperatura e luminosidade na sua superfície, além de abundância química extremamente similar à da nossa estrela, com aproximadamente a mesma idade: cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Ainda é desconhecido o local de nascimento do Sol, por isso cada vez que a Ciência acredita ter encontrado uma estrela que pode ter nascido no mesmo lugar do nosso astro, comemora-se. Em 2014, por exemplo, a estrela do tipo F chamada HD HD162826 foi identificada como uma irmã estelar do nosso Sol.

“Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estas estrelas pode ajudar-nos a entender onde e sob quais condições o Sol foi formado”, conforme explicou o astrônomo Vardan Adibekyan, líder do estudo que foi publicado a 16 de novembro na revista Astronomy & Astrophysics.

A maioria das estrelas conhecidas nasce em grupos que podem chegar aos milhares, nos chamados berçários estelares, que são gigantescas nuvens de gás e pó que gradualmente colapsam sob o seu próprio peso, formando os primeiros estágios das estrelas recém-nascidas.

Eventualmente, as estrelas são “lançadas” para viverem por conta própria na galáxia, com boa parte delas mantendo pelo menos uma companheira em sistema binário. Estima-se, inclusive, que até 85% de todas as estrelas da Via Láctea sejam binárias – ou mesmo parte de sistemas triplos ou quádruplos – , e mais de 50% das estrelas semelhantes ao Sol estão em pares binários.

CDS Portal / Simbad

A estrela HD 186302 encontra-se no centro da imagem

Mas o nosso Sol é uma estrela solitária. Contudo, evidências já surgiram indicando que a estrela tinha pelo menos um gémeo em sistema binário, e é exatamente este gémeo que os astrónomos acreditam que seja o HD 186302. Os “irmãos” do Sol estão espalhados pela galáxia e encontrá-los é parte essencial no entendimento da formação do astro e, consequentemente, do Sistema Solar.

Como o Sol tem no seu sistema o único planeta conhecido por albergar vida, encontrar uma estrela “gémea” com tamanho, idade, luminosidade, temperatura e composição química semelhantes pode significar que, caso esse outro astro também tenha formado o seu próprio sistema de planetas e luas, é possível que a vida também tenha ocorrido.

Para Adibekyan, “se tivermos sorte, e nosso candidato tiver um planeta, e o planeta for rochoso, na zona habitável e, finalmente, se este planeta estiver contaminado pelas sementes vitais que atingiram a Terra, então teremos o que se poderia sonhar”: confirmar que a Terra não é o único planeta da galáxia onde a vida existe – “uma Terra 2.0 a orbitar um Sol 2.0”.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ó Cláudio Nero, deves ser o maior sábio de todos, por isso é que o total da tua obra e contributo para o mundo está presente neste teu comentário.

  2. Nêmesis: Nêmesis seria uma hipotética estrela companheira do Sol, o que faria com que o Sistema Solar fosse um sistema binário de estrelas. Jamais observada, Nêmesis seria uma estrela escura e pequena, talvez uma anã marrom, com uma órbita dezenas, centenas ou até milhares de vezes mais distante que a de Plutão. Wikipédia

  3. Astrónomos são cientistas e cientistas não acreditam! Acreditar é aceitar sem créditos e isso não acontece em ciência!!!

  4. Bom..é o seguinte gente, se encontraram não está mais perdido, se está perdido, é que não encontraram não…
    Então como é que é?

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …