Astrónomos acreditam que o Sol tem um irmão gémeo perdido (e que o encontraram)

Uma equipa de astrónomos acredita ter descoberto um astro que pode ser um irmão gémeo, quase idêntico, do Sol.

Há muito se imagina que o Sol não seja um filho único: no seu berço estelar, deve ter sido “gerado” com várias outras estrelas, e especula-se que haveria, entre elas, uma espécie de irmã gémea quase idêntica.

Este astro teria sido seu companheiro binário, constituído pelo mesmo material estelar, mas que, em algum momento da história do Universo, acabou por seguir por um caminho independente. Agora, astrónomos acreditam ter encontrado este astro.

A estrela chamada HD 186302 está localizado a 184 anos-luz da Terra e é estranhamente parecida com o Sol. É do tipo G e um pouco maior do que o possível irmão, mas tem aproximadamente a mesma temperatura e luminosidade na sua superfície, além de abundância química extremamente similar à da nossa estrela, com aproximadamente a mesma idade: cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Ainda é desconhecido o local de nascimento do Sol, por isso cada vez que a Ciência acredita ter encontrado uma estrela que pode ter nascido no mesmo lugar do nosso astro, comemora-se. Em 2014, por exemplo, a estrela do tipo F chamada HD HD162826 foi identificada como uma irmã estelar do nosso Sol.

“Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estas estrelas pode ajudar-nos a entender onde e sob quais condições o Sol foi formado”, conforme explicou o astrônomo Vardan Adibekyan, líder do estudo que foi publicado a 16 de novembro na revista Astronomy & Astrophysics.

A maioria das estrelas conhecidas nasce em grupos que podem chegar aos milhares, nos chamados berçários estelares, que são gigantescas nuvens de gás e pó que gradualmente colapsam sob o seu próprio peso, formando os primeiros estágios das estrelas recém-nascidas.

Eventualmente, as estrelas são “lançadas” para viverem por conta própria na galáxia, com boa parte delas mantendo pelo menos uma companheira em sistema binário. Estima-se, inclusive, que até 85% de todas as estrelas da Via Láctea sejam binárias – ou mesmo parte de sistemas triplos ou quádruplos – , e mais de 50% das estrelas semelhantes ao Sol estão em pares binários.

CDS Portal / Simbad

A estrela HD 186302 encontra-se no centro da imagem

Mas o nosso Sol é uma estrela solitária. Contudo, evidências já surgiram indicando que a estrela tinha pelo menos um gémeo em sistema binário, e é exatamente este gémeo que os astrónomos acreditam que seja o HD 186302. Os “irmãos” do Sol estão espalhados pela galáxia e encontrá-los é parte essencial no entendimento da formação do astro e, consequentemente, do Sistema Solar.

Como o Sol tem no seu sistema o único planeta conhecido por albergar vida, encontrar uma estrela “gémea” com tamanho, idade, luminosidade, temperatura e composição química semelhantes pode significar que, caso esse outro astro também tenha formado o seu próprio sistema de planetas e luas, é possível que a vida também tenha ocorrido.

Para Adibekyan, “se tivermos sorte, e nosso candidato tiver um planeta, e o planeta for rochoso, na zona habitável e, finalmente, se este planeta estiver contaminado pelas sementes vitais que atingiram a Terra, então teremos o que se poderia sonhar”: confirmar que a Terra não é o único planeta da galáxia onde a vida existe – “uma Terra 2.0 a orbitar um Sol 2.0”.

  ZAP // Science Alert

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ó Cláudio Nero, deves ser o maior sábio de todos, por isso é que o total da tua obra e contributo para o mundo está presente neste teu comentário.

  2. Nêmesis: Nêmesis seria uma hipotética estrela companheira do Sol, o que faria com que o Sistema Solar fosse um sistema binário de estrelas. Jamais observada, Nêmesis seria uma estrela escura e pequena, talvez uma anã marrom, com uma órbita dezenas, centenas ou até milhares de vezes mais distante que a de Plutão. Wikipédia

  3. Astrónomos são cientistas e cientistas não acreditam! Acreditar é aceitar sem créditos e isso não acontece em ciência!!!

  4. Bom..é o seguinte gente, se encontraram não está mais perdido, se está perdido, é que não encontraram não…
    Então como é que é?

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …