O “Sol artificial” da Coreia do Sul acaba de bater um novo recorde mundial

Uma equipa de cientistas da Coreia do Sul acaba de fazer história: o Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR) funcionou durante 20 segundos.

A maioria dos métodos que usamos atualmente para produzir energia são poluentes e limitados. A fusão nuclear é uma grande aposta, na medida em que, aproveitando também a energia solar, seria possível produzir mais energia do que nunca e com segurança. Mas há um problema: a produção deste tipo de energia ainda não funciona.

Ainda assim, o progresso é constante. O mais recente passo foi dado por uma equipa de cientistas que estabeleceu um novo recorde mundial: o reator de fusão nuclear Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR), também conhecido como “Sol artificial coreano”, funcionou durante 20 segundos.

De acordo com o Extreme Tech, o reator conseguiu manter o seu plasma superaquecido a 100 milhões de graus Celsius durante 20 segundos. Apesar de não ser um marco impressionante, nenhum outro reator conseguiu manter-se em funcionamento durante mais de 10 segundos (no ano passado, o KSTAR atingiu a marca dos oito segundos).

Para recriar na Terra as reações de fusão que ocorrem no Sol, os isótopos de hidrogénio devem ser colocados no interior de um dispositivo de fusão como o KSTAR para criar um estado de plasma onde os iões e eletrões são separados. Os iões devem ser aquecidos e mantidos a altas temperaturas.

Até agora, houve outros dispositivos de fusão que controlaram o plasma a temperaturas de 100 milhões de graus ou mais, mas nenhum conseguiu bater a barreira dos 10 segundos.

Este ano, o KSTAR melhorou o desempenho do modo de Barreira de Transporte Interno (ITB), um dos modos de operação de plasma da próxima geração, desenvolvido no ano passado, e conseguiu manter o estado do plasma durante um longo período de tempo, superando os limites existentes.

“O sucesso do KSTAR em manter o plasma a alta temperatura durante 20 segundos será importante na corrida para garantir as tecnologias para a operação de plasma de alto desempenho, um componente crítico de um reator de fusão nuclear comercial no futuro”, reagiu Si-Woo Yoon, diretor do Centro de Pesquisa KSTAR, citado pelo Phys.

A próxima meta do KSTAR é, até 2025, manter o reator a uma temperatura de iões superior a 100 milhões de graus Celsius durante cinco minutos.

Os resultados da experiência ainda não foram publicados, mas foram partilhados na Conferência de Energia de Fusão da IAEA 2021.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “aproveitando a energia solar”?
    O jornalista deve estar um pouco confuso. Os reactores de fusão nuclear não aproveitam nem usam energia solar.

    • Caro leitor,
      O jornalista não diz que os reatores de fusão nuclear aproveitam ou usam energia solar.
      O jornalista diz que “a maioria dos métodos que [NÓS] usamos atualmente para produzir energia são poluentes e limitados”, e que “A fusão nuclear é uma grande aposta, na medida em que, aproveitando TAMBÉM a energia solar, seria possível produzir mais energia do que nunca e com segurança”.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …