O “Sol artificial” da Coreia do Sul acaba de bater um novo recorde mundial

Uma equipa de cientistas da Coreia do Sul acaba de fazer história: o Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR) funcionou durante 20 segundos.

A maioria dos métodos que usamos atualmente para produzir energia são poluentes e limitados. A fusão nuclear é uma grande aposta, na medida em que, aproveitando também a energia solar, seria possível produzir mais energia do que nunca e com segurança. Mas há um problema: a produção deste tipo de energia ainda não funciona.

Ainda assim, o progresso é constante. O mais recente passo foi dado por uma equipa de cientistas que estabeleceu um novo recorde mundial: o reator de fusão nuclear Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR), também conhecido como “Sol artificial coreano”, funcionou durante 20 segundos.

De acordo com o Extreme Tech, o reator conseguiu manter o seu plasma superaquecido a 100 milhões de graus Celsius durante 20 segundos. Apesar de não ser um marco impressionante, nenhum outro reator conseguiu manter-se em funcionamento durante mais de 10 segundos (no ano passado, o KSTAR atingiu a marca dos oito segundos).

Para recriar na Terra as reações de fusão que ocorrem no Sol, os isótopos de hidrogénio devem ser colocados no interior de um dispositivo de fusão como o KSTAR para criar um estado de plasma onde os iões e eletrões são separados. Os iões devem ser aquecidos e mantidos a altas temperaturas.

Até agora, houve outros dispositivos de fusão que controlaram o plasma a temperaturas de 100 milhões de graus ou mais, mas nenhum conseguiu bater a barreira dos 10 segundos.

Este ano, o KSTAR melhorou o desempenho do modo de Barreira de Transporte Interno (ITB), um dos modos de operação de plasma da próxima geração, desenvolvido no ano passado, e conseguiu manter o estado do plasma durante um longo período de tempo, superando os limites existentes.

“O sucesso do KSTAR em manter o plasma a alta temperatura durante 20 segundos será importante na corrida para garantir as tecnologias para a operação de plasma de alto desempenho, um componente crítico de um reator de fusão nuclear comercial no futuro”, reagiu Si-Woo Yoon, diretor do Centro de Pesquisa KSTAR, citado pelo Phys.

A próxima meta do KSTAR é, até 2025, manter o reator a uma temperatura de iões superior a 100 milhões de graus Celsius durante cinco minutos.

Os resultados da experiência ainda não foram publicados, mas foram partilhados na Conferência de Energia de Fusão da IAEA 2021.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “aproveitando a energia solar”?
    O jornalista deve estar um pouco confuso. Os reactores de fusão nuclear não aproveitam nem usam energia solar.

    • Caro leitor,
      O jornalista não diz que os reatores de fusão nuclear aproveitam ou usam energia solar.
      O jornalista diz que “a maioria dos métodos que [NÓS] usamos atualmente para produzir energia são poluentes e limitados”, e que “A fusão nuclear é uma grande aposta, na medida em que, aproveitando TAMBÉM a energia solar, seria possível produzir mais energia do que nunca e com segurança”.

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …