/

Sócrates deverá voltar à intervenção política se for ilibado

24

Tiago Petinga / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

Caso seja ilibado no processo da Operação Marquês, o antigo primeiro-ministro José Sócrates deverá voltar à vida política, garantem fontes próximas do socialista.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates conhece o resultado da instrução da Operação Marquês na próxima sexta-feira, 9 de abril. É suspeito de três tipos de crimes: corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Cabe ao juiz Ivo Rosa manter a acusação do Ministério Público ou deixar cair parcialmente ou totalmente os crimes de que é acusado. Qualquer decisão terá efeitos sistémicos na política, escreve o semanário Expresso.

“Estaremos perante uma ‘bomba’ de extraordinário impacto”, antevê o socialista João Cravinho. “Seja qual for a decisão, terá uma enorme repercussão em toda a apreciação pública do caso”.

“Se houver julgamento mas não incidir sobre as acusações mais graves, deixa mal a investigação e o Ministério Público. Se essas acusações mais graves forem confirmadas, abala ainda mais a confiança no sistema político”, disse, por sua vez, o socialista Manuel Alegre.

Ana Gomes, candidata às últimas eleições presidenciais, diz que “se não der em nada, é a justiça que se descredibiliza”. A antigo eurodeputada considera que caso não haja acusação, “é sinal de que a justiça foi pervertida”.

Renato Sampaio, um dos poucos socialistas que se mantém próximo do ex-líder, acredita que Sócrates vai ser ilibado e antecipa agitação política: “Quem o conhece sabe que, se ele sai ilibado disto tudo, o PS vai ter um problema novo. Não ficará quieto”.

Sampaio sugere que caso seja ilibado, José Sócrates deverá voltar à intervenção política. Outros socialistas próximos de Sócrates admitem ainda ao Expresso que o antigo primeiro-ministro “não vai ficar sossegado” e “assumirá certamente novos projetos políticos”.

Mesmo agora, ainda que afastado da vida política, Sócrates vai escrevendo vários artigos de opinião para diferentes meios de comunicação.

Daniel Costa, ZAP //

24 Comments

  1. Era juntar o Sócrates, o Passos, o Portas, o Cavaco, o Jardim, o Ferro Rodrigues, o Isaltino, o Santana, o Relvas, a Cristas, etc, e fazer o partido dos “parasitas anti-Portugal”!!

  2. Se nao for julgado e condenado so vem comprovar que Não ha Justiça, que tudo é uma fantochada p/ enganar os Portugueses. Por alguma razão o juiz Alexandre foi afastado de todos processos que dizem respeito a este vigarista, corrupto e ladrão.Só saiu da prisão graças a um juiz tb ele vigarista , corrupto e ladrão.

    • Se não for julgado só se prova que se tratou de uma conspiração fascista levada a cabo por salazaristas desesperados e saudosos dos tempos em que a cadeia de Caxias estava cheia de “comunistas”! O salazarista Alexandre não foi afastado do processo que lhe foi entregue de mão beijada pelos comparsas! Foi afastado por um sorteio electrónico e confirmado pelo Conselho Superior de Magistratura! Se a decisão estivesse nas mãos do Teixeira…a decisão teria sido outra! Lá estaria o superjuiz a fazer horas extraordinárias para pagar os compromissos assumidos e pagar os 10.000 euros ao procurador corrupto Orlando Figueira, de quem é amigo (não se percebe porque ainda não está a cumprir a pena e até foi reintegrado no MP!!! ou ….percebe-se porquê!!!!). Se não for a julgamento não é a justiça que é estrondosamente derrotada, mas sim a direita fascista, revanchista e porca!! É o que se espera num processo que não tem uma única prova concreta que prove o que quer que seja! Nem um papel! Nem um extracto bancário! Nem uma carta ou um mail!! Nadinha! Toda a narrativa está “enfartada” com tantos “pensamos que, estamos convencidos que, acreditamos que, temos a convicção que, etc, etc etc e tal!! Para a justiça fica a vergonha dos recursos recusados com provérbios do tipo de “quem cabritos vende e cabras não tem…, mas sem sumo, sem justificação plausível e objectiva! A propósito fique a saber que o “artista” (que chegou a Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa!) que escreveu o tal provérbio foi “agarrado” e está agora acusado de corrupção e que quando escreveu o célebre provérbio estava sob escrutínio do juiz Alexandre que lhe abriu um inquérito por, supostamente estar envolvido no processo dos Vistos Gold! O dito inquérito foi arquivado quando o recurso ( o 1º de muitos!) foi recusado pelo “artista” em questão!! Amor com amor se paga!!!! Coincidências da enorme vergonha nacional!!!

  3. Este “saca-milhões 44” só se vai safar por causa do Ivo Rosa, e também devido aos juízes corruptos que existem por aí. Há sempre um parvalhão que defende outro, e é assim que o dinheiro sai dos cofres, sendo que tem que ser reposto. COMO? Extorquindo guito ao povo, que é rico. 🙂

  4. Triste país este em que só é preso quem rouba uma maçã; se roubar milhões ainda poderá ser agraciado.
    Gosto muito do meu país mas entristece-me ver para onde esta classe política o levou. Sim, porque o Sócrates é apenas um dos lamentáveis casos. Muitos outros existem e existirão, se a Justiça assim continuar.

  5. Para mim, sempre foi claro que o processo” Marquês” nunca passou de uma cabala para o assassínio político de Sócrates. Contudo, apesar dessa convicção, mantenho a mente aberta para aceitar que um juiz competente e honesto como Ivo Rosa, consiga demonstrar que existem razões para levar Sócrates a tribunal. E confio em Ivo Rosa porque tudo e todos, incluindo a comunicação social nazi-fascista, tudo fizeram para o afastar da avaliação do desempenho e independência do “super” Alexandre, todo este esforço e empenho anti-Ivo Rosa é significativo. A ser verdade, a decisão de Ivo Rosa estará por dias, há cinco anos que espero, posso espera mais uns dias. O “depois”, será o “depois”, neste momento o que me interessa é o “antes”, o prometido despacho de Ivo Rosa.

    • Não diga isso senhor! O processo do Sócrates não foi uma cabala coisa nenhuma! Foi mais uma tentativa da direita fascista que tentou acabar com o Partido Socialista, como já fizera com o caso Casa Pia!! Por alguma coisa o governo de Sócrates foi o ÚNICO governo investigado pelo Ministério Público! Tudo se põe em causa! Até decisões politicas que dizem respeito à governação são escrutinadas e arranjam-se prejuízos para uns e lucros para outros para justificar o injustificável! Provas? Népia!! Segredos de justiça vendidos? Muitos!!! Foi um negócio lucrativo para quem recebeu e para quem comprou e publicou! O resto são “cantigas dos bandidos”!!!!

      • o senhor devia sentir vergonha daquilo que escreveu, estamos infestados de larápios da pior espécie, alias depois do trágico 25 de abril acabou-se a dignidade do povo português, só não vê quem quer ser cego, é demasiado evidente os assaltos que temos sofrido as mãos de bandidos de colarinho branco, não se engane a si mesmo.

      • “depois do trágico 25 de abril acabou-se a dignidade do povo português”
        Hahahahaaa… Salazar, voltaste?!
        O povo inculto, cheiro de fome e viver na miséria tinha uma dignidade invejável a nível mundial!!

    • O caro não sabe o que diz, pois não? No caso de Mexia e outros, a incompetência alexandrina deixou expirar todos os prazos que justificaram as medidas de coacção, a caução incluída. Não foi uma decisão de Ivo Rosa, limitou-se a cumprir a lei, dando razão a um requerimento da defesa. Sabe que mais: se não houver, a seguir, alguém que limpe a trampa alheia, vivíamos atascados até ao pescoço na coisa. Modestamente, é o que faço ao seu comentário. Dá para entender?

  6. Socrates e menino mimado que nao respeita os valores e as regras da sociedade.
    Meninos deste calibre fazem e desfazem e nada acontece porque os subsistemas estao cheios de gente como ele.
    Socrates como outros foram para politica como tabua de salvacao porque nao queria trabalhar como pessoas normais, esforcar-se…entao foi para politica… ser politico e erriquecer rapido e nao dar satisfacao de onde veio o dinheiro….fazer o que apetecer…. ou seja meninos mimados que nao querem ouvir um nao…ou nao facas isso, porque senao levas…

    • Eh pá! Ao falares de gente que vem para a politica para enriquecer porque não queriam trabalhar como pessoas normais….não estarás a referir-te ao Dias Loureiro, Oliveira e Costa (que a terra lhe seja pesada como o chumbo!), Duarte Lima, José Neto, Arlindo de Carvalho, Isaltino de Morais, Branquinho e mais uns quantos, como o Sérgio Monteiro que além de secretário de estado do governo do Coelho ainda foi contratado pelo Banco de Portugal por 350.000 euros para “acabar” de vender o BES BOM aos americanos, que entretanto já levaram mais de 3.000 milhões de euros para “tapar buracos” do Ramalho! Ah! e o Portas? Vinte milhões de euros recebidos por conta dos submarinos e cuja investigação foi mandada arquivar pela D. Joana?

  7. Com a justiça que temos o Sócrates não só vai ser ilibado como,vai ser um dia,o primeiro ministro cá do sítio.Somos um país de corruptos e o povo adora.Viva o futebol.

  8. Não sei onde é esse sítio, mas andas a ver muito futebol e por isso nem deves ter percebido que o Sócrates já foi PM duas vezes!…

  9. “Há que regular a máquina do Estado com tal precisão, que os ministros estejam impossibilitados, pela própria natureza das leis, de fazer favores aos seus conhecidos e amigos”

    Palavras de Salazar em 1932, em entrevista ao jornalista António Ferro

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.