Sobe para 50 número de mortos na sequência do tufão Phanfone nas Filipinas

Francis R. Malasig / EPA

As autoridades filipinas elevaram esta terça-feira para 50 o número de pessoas mortas pelo tufão Phanfone, que causou estragos na área central do arquipélago, principalmente entre terça e sexta-feira da semana passada.

No último relatório, o Centro Nacional de Desastres referiu que pelo menos cinco pessoas estão desaparecidas na sequência do tufão, que provocou ainda 143 feridos e obrigou mais de 140 mil pessoas a refugiarem-se em abrigos temporários, noticiou a agência Lusa.

O Phanfone, batizado localmente como Ursula, destruiu barcos, casas e provocou inundações, afetando 1,7 milhões de pessoas. De acordo com o último balanço, os danos materiais ascendem a cerca de 1.084 milhões de pesos (19 milhões de euros), incluindo 400 mil casas, 400 escolas e mais de 70 troços rodoviários.

As Filipinas sofrem entre 15 e 20 tufões todos os anos durante a estação chuvosa, que começa entre maio e junho e geralmente termina entre novembro e dezembro.

Em novembro de 2013, o tufão Sui Haiyan causou mais de 6.300 mortos, mil desaparecidos e 14 milhões de desalojados com ventos de 235 quilómetros por hora, que causaram um tsunami que varreu quilómetros da costa.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.