Sobchak, a adversária de Putin, pede desculpa por interferência russa nas eleições americanas

“Parece que tivemos realmente alguma coisa a ver com isso”, afirmou Ksenia Sobchak, considerada a única candidata capaz de destronar Vladimir Putin nas próximas eleições presidenciais de março.

Em entrevista à CNN, Ksenia Sobchak, candidata nas próximas eleições presidenciais russas de março, disse acreditar que “hackers” russos possam ter interferido nas eleições norte-americanas de 2016, e pediu desculpa por isso.

“Parece que tivemos realmente alguma coisa a ver com isso”, afirmou Sobchak, considerando “inaceitável que qualquer país interfira nos assuntos de outro país“.

Segundo o Expresso, a filha de Anatoly Sobchak, ex-presidente da câmara de São Petersburgo e considerado mentor de Putin, é tida como a única candidata capaz de complicar a vida ao atual Presidente nas próximas eleições presidenciais, marcadas para o próximo mês de março.

Ainda assim, há quem não olhe para Sobchak como uma ameaça, mas sim como uma farsa, aprovada pelo Kremlin para dar a ideia de que há de facto uma oposição e, assim, legitimar a eleição previsível de Vladimir Putin.

Também Alexei Navalny já se referiu à candidata como um “jogo repugnante do Kremlin” baseado na escolha de “um candidato liberal para distrair as atenções”.

“Eles têm medo de Alexei Navalny, mas não têm assim tanto medo de uma rapariga loira que apresenta programas de televisão”, afirmou Ksenia Sobchak na entrevista à CNN, acrescentando que “num regime totalitário a única coisa que se pode fazer é deixar os outros acharem que podem subestimar-nos e depois fazer de facto o nosso trabalho”.

Em relação ao pedido de Navalny para que as eleições sejam boicotadas, a candidata russa afirmou que isso não é uma opção, pelo menos para si.

“Navalny queria fazer parte destas eleições. Se ele tivesse sido aceite como candidato isso não iria também legitimar Putin? E será que nessas circunstâncias ele iria manter o pedido de boicote? Claro que não”, afirmou ainda.

“Diria às pessoas para votar nele e provar dessa forma que até podemos nem ganhar, mas que há milhões de pessoas que não querem Putin no governo“, concluiu Sobchak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …