SNS britânico vai dar “pâncreas artificial” a pessoas com diabetes tipo 1

O Reino Unido vai fornecer dispositivos de pâncreas artificiais a dezenas de milhares de pessoas que vivem com diabetes tipo 1.

Crianças e adultos com diabetes tipo 1 vão receber um “pâncreas artificial“, numa iniciativa pioneira a nível mundial implementada pelo Serviço Nacional de Saúde britânico, o NHS.

O Hybrid Closed Loop System, ou sistema híbrido de circuito fechado, monitoriza continuamente a glicose no sangue e ajusta automaticamente a quantidade de insulina administrada através de uma injeção.

Segundo o Diabetes UK, o dispositivo tem, assim, a capacidade de eliminar a necessidade de colher sangue com um teste de picada no dedo ou de injetar insulina manualmente.

A difusão deste dispositivo em massa baseia-se num projeto-piloto, através do qual 835 adultos e crianças conseguiram melhorar a gestão da sua doença com esta tecnologia. O sucesso foi tal que, agora, a iniciativa se estende à população geral.

“Trata-se de mais um exemplo de liderança do NHS no domínio dos cuidados de saúde, com a implantação destes dispositivos inovadores em toda a Inglaterra ao longo dos próximos cinco anos“, revelou Clare Hambling, diretora clínica nacional para a diabetes.

“Esta tecnologia transformadora tem o poder de redefinir a vida das pessoas com diabetes tipo 1, prometendo uma melhor qualidade de vida, bem como resultados clínicos”, acrescentou a responsável. Atualmente, no país, vivem mais de 269 mil pessoas com a doença.

Os serviços locais do NHS vão agora começar a identificar as pessoas elegíveis, com diabetes tipo 1, processo para o qual foram financiados em 2,5 milhões de libras.

Anualmente, o NHS gasta cerca de 10 mil milhões de libras – cerca de 10% de todo o seu orçamento – na identificação e tratamento da diabetes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.