Smartphones tiram lugares sentados no metro

A.Fauth / Flickr

-

O Metro de Hong Kong pondera suprimir assentos nas carruagens que circulam nas horas de ponta para proporcionar mais espaço aos seus utentes, cada vez mais propensos a consultar dispositivos móveis como os smartphones durante os trajetos.

“Um número crescente de passageiros lê jornais ou utiliza aparelhos móveis como tablets ou smartphones, o que requer mais espaço nos comboios”, referiu o organismo público do transporte e habitação de Hong Kong num relatório apresentado na terça-feira no Conselho Legislativo.

O organismo recomenda “a supressão de lugares sentados em algumas composições para aumentar a capacidade de acolhimento”, bem como incentivos financeiros para as deslocações fora das horas de ponta.

Fixada em 87% em setembro de 2013, a taxa de smartphones em Hong Kong é uma das mais elevadas no mundo, segundo dados governamentais.

As composições do metro de Hong Kong, concebidas nos anos 1980 e 1990, podem acolher um máximo de seis passageiros por metro quadrado. A agência do transporte propõe reduzir esse rácio para quatro pessoas.

Num dia de semana são realizadas, em média, 5,2 milhões de viagens na rede do metro de Hong Kong, com um total de 218 quilómetros.

Kenneth Chan Chi-yuk, presidente da Associação dos Serviços para Idosos de Hong Kong, criticou o plano.

“Há mais idosos na cidade agora e as infraestruturas públicas não são adequadas”, disse.

“Isso não contradiz o propósito original de ter lugares”, questionou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …