Site do PCP com “problemas de acesso”. Terá sido atacado por piratas informáticos pró-Ucrânia

1

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O site do PCP está com “problemas de acesso”. A página de Internet terá sido alvo de um ataque por um grupo de hackers pró-Ucrânia.

O site do PCP está com “problemas de acesso”, confirmou fonte do partido à agência Lusa, sem identificar o motivo das falhas.

A CNN Portugal noticiou que o site foi alvo de um ataque informático perpetrado por hackers pró-Ucrânia e cita um comunicado enviado àquela redação, na qual um grupo de piratas informáticos, que não é identificado, diz ter levado a cabo uma “operação pontual e cirúrgica”.

“Que o desespero de uma nação massacrada vos pese na consciência. Reflitam, foi apenas um aviso. Não causamos danos”, avisou o grupo de piratas informáticos, que deixou uma ameaçou ao partido: “Da próxima vez iremos divulgar alguns dos vossos segredos”.

“A Ucrânia está a sofrer. O povo ucraniano está a morrer”, defendem em comunicado, acrescentando que “na Ucrânia estão a ser praticados crimes de guerra“. “Um Estado de Direito não tolera o crime e a morte de pessoas inocentes.”

Contactada pela Lusa, fonte do PCP confirmou que o site está com “problemas de acesso”, mas não confirmou qual a origem do problema, que parece estar a afetar não só o site do partido, mas também as páginas das estruturais locais, como, por exemplo, de Lisboa, Porto, Coimbra ou Évora.

Também vários sites de órgãos ligados ao partido, como a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) e o jornal oficial (Avante) estão em baixo desde as 18 horas.

A Lusa constatou que o site do PCP está inoperacional pelo menos desde as 17h00. O acesso à página foi reestabelecido por momentos, mas, entretanto, ficou novamente indisponível.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.