/

O Sistema Solar pode estar rodeado por uma estrutura semelhante a um túnel

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância.

Jennifer West, investigadora do Instituto Dunlapp de Astronomia e Astrofísica, no Canadá, sugere que o “Esporão Polar Norte” e a “Região dos Ventiladores” – estruturas conhecidas desde a década de 1960 – estejam interligadas, formando uma espécie de túnel à nossa volta.

As estruturas, feitas de partículas carregadas e um campo magnético, parecem longas cordas com cerca de mil anos-luz de comprimento, e estão localizadas a 350 anos-luz de distância da Terra.

Segundo o Tech Explorist, a cientista usou modelos computacionais, baseados em emissões de rádio, para determinar como seria o céu a partir da Terra se as formas e a localização das “cordas” variassem.

Esta nova perspetiva ajudou West a combinar o modelo com os dados e a compreender a existência de um potencial túnel magnético.

“Campos magnéticos não existem isoladamente”, disse West, em comunicado. “Todos eles se devem conectar uns aos outros. Portanto, o próximo passo é entender melhor como este campo magnético local se conecta tanto ao campo magnético galáctico de maior escala, quanto aos campos magnéticos de menor escala do nosso Sol e da Terra.”

Esta nova proposta traz um conceito inovador tanto para a comunidade científica como para o público geral. “É simplesmente incrível imaginar que estas estruturas estão em toda parte, sempre que olhamos para o céu noturno”, rematou Jennifer West.

O artigo científico está disponível no portal arXiv.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE