Velhinho Kepler ainda dá que falar: descoberto sistema de sete planetas escaldantes

Daniel Rutter / NASA

Conceção artística de Kepler-385, o sistema de sete planetas escaldantes

O velhinho Kepler, da NASA, continua a ser uma mais-valia no campo da Astronomia. Os dados do já reformado telescópio espacial permitiram descobrir um novo sistema com sete planetas escaldantes.

O estudo contínuo dos dados do telescópio espacial Kepler revelou um sistema de sete planetas escaldantes, que foi batizado de Kepler-385.

Segundo o Tech Explorist, estes planetas são maiores do que a Terra mas mais pequenos do que Neptuno, uma característica que transforma este sistema num dos poucos conhecidos com mais de seis planetas confirmados ou candidatos a planetas.

Além disso, estes planetas recebem mais calor radiante da sua estrela hospedeira, por área, do que qualquer planeta do Sistema Solar.

A estrela, no centro do sistema Kepler-385, é semelhante ao nosso Sol, mas 10% maior e 5% mais quente. Os dois planetas interiores são, muito provavelmente, rochosos com atmosferas finas, enquanto os outros cinco planetas – cada um com um raio aproximadamente duas vezes o da Terra – têm atmosferas espessas.

A descoberta deste sistema só foi possível graças à informação que os catálogos finais do Kepler produziram e motivou a criação de um vídeo pela NASA.

O telescópio espacial Kepler eprocurou por planetas com características habitáveis fora do Sistema Solar durante nove anos e meio, tendo observado as 100 mil estrelas mais brilhantes do céu para detetar uma provável ocultação periódica de uma estrela por um dos seus planetas.

No total, Kepler foi responsável pela descoberta de 2.720 exoplanetas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.