O nosso sistema imunitário pesa tanto como um ananás

A pesquisa estimou a abundância e distribuição das células imunitárias espalhadas pelo corpo humano tendo por base um homem adulto padrão.

Um novo estudo publicado na PNAS conduzido por Ron Sender e colegas do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, oferece informações valiosas sobre o sistema imunitário humano, que é composto por cerca de 1,8 biliões de células e pesa em média 1,2 kg num homem adulto, o que corresponde aproximadamente ao peso de um ananás.

Utilizando o modelo padrão de referência – um homem adulto entre 20 e 30 anos e a pesar cerca de 70 kg – os investigadores recolheram dados de diversas fontes para estimar a abundância e distribuição das células imunitárias no corpo humano.

Os autores salientam, no entanto, que estes números têm limitações quando aplicados a diferentes sexos, pesos e grupos etários.

A pesquisa também abordou a questão em aberto entre imunologistas sobre qual órgão contém a maior reserva de células imunológicas.

Contrariamente à crença popular de que o trato gastrointestinal é o maior reservatório, o estudo sugere que os órgãos imunitários mais significativos são os gânglios linfáticos, a medula óssea e o baço, escreve o Science Alert.

No que diz respeito à composição celular do sistema imunológico, os linfócitos, que produzem anticorpos, compõem cerca de 40% das células imunitárias, mas representam apenas 15% da massa total do sistema.

Os neutrófilos, por outro lado, também compõem 40% das células imunitárias e 15% da massa total. Células maiores como macrófagos, células dendríticas e mastócitos compõem menos de 20% das células imunológicas, mas contribuem com mais de 60% da massa celular.

Estes resultados ainda precisam de ser interpretados com cautela, especialmente considerando que as mulheres são mais propensas a doenças autoimunes e que os sistemas imunológicos das crianças ainda estão em desenvolvimento. O estudo também nota que a contagem de células imunes pode variar com infecções, sexo, peso e idade.

O trabalho de Sender e colegas lança novas pistas sobre o entendimento do sistema imunológico humano, fornecendo dados essenciais que podem ser fundamentais para futuras pesquisas na área de imunologia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.