O nosso sistema imunitário pode ser o culpado pelas cáries dentárias

O sistema imunitário faz um trabalho essencial para a nossa sobrevivência e saúde. Mas, quando não funciona bem, pode causar problemas, entre os quais as cáries dentárias.

Investigadores descobriram que as cáries podem ser parcialmente causadas por bactérias que contam com a “ajuda inconsciente” de células do sistema imunitário conhecidas como neutrófilos, sendo as cavidades o dano colateral da batalha entre os neutrófilos e bactérias.

Neutrófilos são implantados através das gengivas para combater a infecção – mas enquanto não conseguem danificar os dentes por conta própria, parecem fazer com que as bactérias libertem uma mistura ácida de autodefesa. Por sua vez, o ácido causa danos nos nossos dentes.

“Ninguém acreditaria que o nosso sistema imunológico participaria na criação de cáries”, disse o investigador Yoav Finer, da Universidade de Toronto, no Canadá. “Agora temos provas. É como quando se pega numa marreta para acertar numa mosca na parede. É o que acontece quando neutrófilos lutam contra invasores.”

Com base em testes feitos no laboratório, a equipe de cientistas acredita que o ácido libertado pelas bactérias quando sob ataque de neutrófilos desmineraliza os dentes, dissolvendo o esmalte da superfície que atua como uma barreira à cárie dentária.

De acordo com o estudo, publicado na revista Acta Biomateralia, as enzimas das bactérias-alvo e dos neutrófilos podem, assim, corroer o dente, mesmo que os neutrófilos se tenham envolvido apenas para tentar ajudar.

O processo torna os dentes particularmente vulneráveis às cáries, os primeiros estágios da cavidade dentária, e isto pode acontecer dentro de algumas horas. Tanto a dentina dentro dos dentes como a resina usada em obturações artificiais podem ficar vulneráveis. Quando um dente está desmineralizado, o esmalte que perde não pode ser totalmente substituído.

A saliva e a pasta de dentes com flúor podem ajudar e, cada vez mais, estamos a ver algumas estudos promissoras sobre formas de recuperar o esmalte. Esse processo recém-descoberto pode explicar por que razão os preenchimentos cor de dentes geralmente falham em poucos anos – são projetados para substituir o esmalte e a dentina perdidos, mas também estão sob ataque de bactérias e do próprio sistema imunológico do corpo.

Serão necessárias mais investigações para descobri qual é a relação entre a cárie dentária e os neutrófilos. Mas, se conseguirmos entender melhor a cárie dentária, poderemos fazer mais para preveni-la e tratá-la. Esta descoberta também pode levar ao desenvolvimento de melhores materiais de preenchimento dentário, mais adequados para suportar a mistura de bactérias e neutrófilos.

As bactérias ainda são os principais ofensores, mas se os cientistas estiverem certos, o sistema imunológico do corpo também agrava o problema. O próximo passo é executar testes em dentes reais e fora da configuração do laboratório.

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …