“Mudanças tectónicas” no sistema financeiro global ameaçam nova crise

David Blackwell / Flickr

Os especialistas financeiros destacam mudanças consideráveis no mundo financeiro. Assim, se antes os títulos do Tesouro dos EUA representavam um investimento livre de risco, agora já não o são.

Especialistas do Deutsche Bank, citados pelo portal  VestiFinance, sublinharam que a taxa de rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de cinco anos é maior do que o dos títulos da dívida pública de dez anos de qualquer outro país do grupo G10.

“É uma experiência bastante rara. Os EUA não só têm um rendimento real e nominal maior, mas também o rendimento dos títulos de cinco anos é maior que o dos títulos de dez anos de qualquer país do G10, exceto a Austrália, com o 2,82%”, explicaram.

Além disso, a agência Bloomberg observou que a taxa de rendimento dos títulos do Tesouro de dois anos é superior ao rendimento dos títulos da dívida pública de dez anos do Canadá e da Itália. Quanto aos títulos do Tesouro dos EUA de três meses, o seu rendimento agora excede o dos títulos de dez anos da maioria dos países desenvolvidos.

Os especialistas financeiros afirmaram que o nivelamento da curva de rendimento – a representação gráfica da relação entre o rendimento e a maturidade de títulos da dívida pública – é um sinal bastante seguro de uma futura recessão.

Em alguns países, por exemplo, na Rússia e no Japão, as mudanças nos mercados de dívida devem-se à atividade dos bancos centrais. Pelo contrário, o mercado dos EUA é influenciado por fatores mais tradicionais.

O sistema da Reserva Federal, o banco central dos EUA, empreende uma política mais restritiva, e os analistas esperam que as autoridades financeiras dos EUA emitam mais instrumentos de dívida pública, enquanto o déficite orçamentário poderia atingir uma taxa recorde.

Os especialistas indicam que as “mudanças tectónicas” nos principais mercados de dívida poderão ter graves consequências para todo o sistema financeiro.

Quanto aos fatores externos, os especialistas também destacam o papel da China. Assim que surgiu a ameaça da guerra comercial entre a China e os EUA, Pequim aplicou uma política monetária que teve uma influência considerável sobre a cotação do dólar e a dinâmica dos títulos do Tesouro.

PARTILHAR

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …