/

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

2

Carole Raddato / Wikimedia

Triplo no Meandro, Turquia.

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos.

A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por Neápolis, Apolónia e Antoninópolis —, no oeste da Turquia, escondeu até aos dias de hoje um sistema de esgotos construído por romanos há 2 mil anos.

As escavações no local já se prolongavam desde o início do ano, segundo o jornal turco Hürriyet Daily News.

“Enquanto trabalhamos no santuário, que podemos chamar de coração da cidade, encontramos vários achados que datam da era helenística”, disse o líder da escavações arqueológicas, Bahadır Duman. “Foi detetado um sistema de esgotos logo abaixo da Rua Colunata, com um quilómetro de extensão, que é uma das principais ruas da cidade. Este ano, limpamos uma parte durante as escavações”.

O professor do Departamento de Arqueologia da Universidade Pamukkale, na Turquia, disse que era possível caminhar dentro do sistema de esgotos, que tinha mais de 1,5 metros de altura e 50 centímetros de largura.

A engenharia dos esgotos prova que foram construídos por romanos, escreve o All That’s Interesting. Não é algo incomum nesta região da Turquia que esteve sob controlo do Império Romano. O mais surpreendente é o facto de o sistema de esgotos estar intacto.

“O sistema de esgotos principal é um dos raros exemplos, o que o torna importante. A cidade tem duas ruas de nove metros de largura que encontramos até agora. Acreditamos que este sistema foi feito para proporcionar um ambiente limpo”, disse Duman.

A água de esgoto seguia depois para o Rio Meandro e, eventualmente, para o Mar Mediterrâneo.

Agora, os investigadores esperam abrir os esgotos em todas as principais ruas dentro de cinco anos.

Tripoli no Meandro (não confundir com Tripoli, capital da Líbia) era uma cidade influente pela sua localização nas rotas comerciais.

A sua queda começou lentamente. Primeiro, foi parcialmente destruída por um terremoto em 494. Depois, as invasões persas atormentaram os descendentes daqueles que ficaram durante os séculos VI e VII, até que a cidade foi totalmente abandonada no século XIII.

Embora os visitantes pudessem entrar sem regulamentação até 2013, o acesso agora só é permitido para aqueles envolvidos em trabalhos arqueológicos.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

    • Caro leitor,
      Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Conforme tivemos já oportunidade de referir num outro comentário seu, embora seja mais comum o uso de “terramoto”, a palavra “terremoto” é sinónimo da primeira, sendo correto o seu uso em português pt_PT.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.