Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Carole Raddato / Wikimedia

Triplo no Meandro, Turquia.

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos.

A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por Neápolis, Apolónia e Antoninópolis —, no oeste da Turquia, escondeu até aos dias de hoje um sistema de esgotos construído por romanos há 2 mil anos.

As escavações no local já se prolongavam desde o início do ano, segundo o jornal turco Hürriyet Daily News.



“Enquanto trabalhamos no santuário, que podemos chamar de coração da cidade, encontramos vários achados que datam da era helenística”, disse o líder da escavações arqueológicas, Bahadır Duman. “Foi detetado um sistema de esgotos logo abaixo da Rua Colunata, com um quilómetro de extensão, que é uma das principais ruas da cidade. Este ano, limpamos uma parte durante as escavações”.

O professor do Departamento de Arqueologia da Universidade Pamukkale, na Turquia, disse que era possível caminhar dentro do sistema de esgotos, que tinha mais de 1,5 metros de altura e 50 centímetros de largura.

A engenharia dos esgotos prova que foram construídos por romanos, escreve o All That’s Interesting. Não é algo incomum nesta região da Turquia que esteve sob controlo do Império Romano. O mais surpreendente é o facto de o sistema de esgotos estar intacto.

“O sistema de esgotos principal é um dos raros exemplos, o que o torna importante. A cidade tem duas ruas de nove metros de largura que encontramos até agora. Acreditamos que este sistema foi feito para proporcionar um ambiente limpo”, disse Duman.

A água de esgoto seguia depois para o Rio Meandro e, eventualmente, para o Mar Mediterrâneo.

Agora, os investigadores esperam abrir os esgotos em todas as principais ruas dentro de cinco anos.

Tripoli no Meandro (não confundir com Tripoli, capital da Líbia) era uma cidade influente pela sua localização nas rotas comerciais.

A sua queda começou lentamente. Primeiro, foi parcialmente destruída por um terremoto em 494. Depois, as invasões persas atormentaram os descendentes daqueles que ficaram durante os séculos VI e VII, até que a cidade foi totalmente abandonada no século XIII.

Embora os visitantes pudessem entrar sem regulamentação até 2013, o acesso agora só é permitido para aqueles envolvidos em trabalhos arqueológicos.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Conforme tivemos já oportunidade de referir num outro comentário seu, embora seja mais comum o uso de “terramoto”, a palavra “terremoto” é sinónimo da primeira, sendo correto o seu uso em português pt_PT.

RESPONDER

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …