Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia.

Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas ou danos assinalados.

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 TMG (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, pequeno relevo de cerca de 400 metros na península de Reykjanes, a cerca de 30 quilómetros a sul da capital nórdica.

Numerosas réplicas, 11 das quais de uma magnitude superior a 4, foram registadas depois e continuam, constatou um correspondente da agência France Presse em Reiquejavique.

“É uma zona de atividade intensa, sabemo-lo bem, mas nunca passei por tantos sismos tão fortes em tão pouco tempo (em Reiquejavique), não é habitual”, disse Kristin Jonsdottir, coordenadora de riscos sísmicos no Instituto Meteorológico da Islândia, na televisão pública islandesa, RUV.

O código de cores para a aviação do sistema vulcânico Krysuvik, região onde está localizada a série de sismos, mudou de verde para amarelo, indicando que “o vulcão regista sinais de agitação elevada acima dos níveis previamente conhecidos”. No entanto, nenhum indício de erupção vulcânica foi detetado na área, a última aconteceu no século XII.

Há mais de um ano que a península de Reykjanes, particularmente ativa dado situar-se sobre uma falha tectónica, é abalada por vários terramotos.

O último grande sismo registou-se em outubro e teve também uma magnitude de 5,6.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.