Sismo de 6,5 na Indonésia faz uma centena de mortos

Hotli Simanjuntak / EPA

-

A província de Aceh, no norte da Indonésia, foi esta quarta-feira surpreendida por um sismo de 6.5 na escala de Richter. O último balanço oficial dá conta de mais de 90 mortos e centenas de feridos.

Morreram 97 pessoas, mas o número vai continuar a aumentar”, afirmou Tantang Sulaiman, responsável do exército desta região na Indonésia, citado pela BBC.

O sismo, de 6,5 na escala de Richter, surpreendeu esta quarta-feira a população da província de Aceh, no extremo norte de Samatra.

O terramoto ocorreu às 05h03 locais, com epicentro a dez quilómetros a norte da localidade de Reuleuet, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

Um anterior balanço dava conta de 54 mortos e estima-se que haja centenas de feridos. Para já, não foi emitido alerta de tsunami.

Recorde-se que, em 2004, um forte sismo provocou um tsunami, na mesma região do país, que causou a morte de mais de 160 mil pessoas.

Um porta-voz da agência nacional de desastres da Indonésia informou que mais de 200 casas e estabelecimentos comerciais ficaram totalmente destruídos, assim como 14 mesquitas. Um hospital e uma escola estão também com muitos danos.

“Estimamos que o número de baixas vai continuar a aumentar porque muitos residentes continuam debaixo dos destroços. A operação de resgate continua”, declarou Sutopo Nugroho.

A Indonésia é propensa a terramotos porque se encontra no chamado “Anel de Fogo”, a linha de sismos e erupções vulcânicas frequentes que circunda praticamente todo o Pacífico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …