Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade.

Sintra, no distrito de Lisboa, foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizada na Alemanha.

A apresentação do programa de comemoração dos 25 anos da elevação a Património Mundial decorreu ao final da manhã de sexta-feira no Palácio Nacional de Queluz, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (PS).

“Nós entendemos que a Cultura deve estar onde as pessoas estão e vivem. A Cultura tem de sair dos palácios e das elites para a rua e para as escolas. Tem de ser para todos”, afirmou o autarca.

Nesse sentido, a autarquia preparou um programa com “inúmeros” eventos culturais, onde se destacam “mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, uma dezena de conferências e oito novas exposições”.

Um dos maiores destaques dado pela organização é a exposição “No Reino das Nuvens: os artistas e a invenção de Sintra”, do curador Victor dos Reis, que irá reunir obras sobre o concelho de diferentes períodos da história (antiguidade à contemporaneidade).

Segundo a organização, esta exposição pretende “expressar e celebrar as múltiplas formas como esta montanha e o seu território constituiu, desde tempos imemoriais, um poderoso atrator da atenção dos artistas e, sobretudo, um motor da sua criatividade”. A exposição estará patente entre 15 de maio e 31 de outubro no Museu das Artes de Sintra e tem entrada gratuita.

Na área da música destaca-se a realização do Festival Internacional de Música Tradicional de Sintra (18 a 20 de setembro), assinalado com diversos concertos de instrumentos tradicionais de corda. Entre 2 e 9 de maio realiza-se a 18.ª edição do Festival de Teatro Clássico, que decorrerá no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Outro dos destaques é a realização do 2.ª congresso Ibero-americano em Estudos de Paisagem, no Centro Cultural Olga Cadaval, organizado pela Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No cinema o destaque vai para a realização da 14.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival, entre os dias 13 e 22 de Novembro, e sessões de cinema ao ar livre, a realizar no relvado do Palácio de Monserrate.

Uma das novidades deste ano é a criação do Roteiro das Fontes Históricas de Sintra, que se inicia no dia 14 de Fevereiro e prevê passagens pela fonte de São Pedro, Sabuga, fonte da Pipa e fonte Mourisca.

Durante as comemorações dos 25 anos da classificação como Património Mundial, todos os museus municipais têm entrada gratuita. A Câmara de Sintra estima que cerca de três milhões de pessoas participem nas diversas iniciativas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …

Em Inglaterra, 60 clubes podem falir até ao próximo ano

A pandemia de covid-19 pode levar à falência de cerca de 60 clubes dos escalões ingleses mais baixos. O aviso é feito por Phil Hodgkinson, dono do Huddersfield Town, equipa do Championship, a segunda divisão inglesa. "O …