Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade.

Sintra, no distrito de Lisboa, foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizada na Alemanha.

A apresentação do programa de comemoração dos 25 anos da elevação a Património Mundial decorreu ao final da manhã de sexta-feira no Palácio Nacional de Queluz, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (PS).

“Nós entendemos que a Cultura deve estar onde as pessoas estão e vivem. A Cultura tem de sair dos palácios e das elites para a rua e para as escolas. Tem de ser para todos”, afirmou o autarca.

Nesse sentido, a autarquia preparou um programa com “inúmeros” eventos culturais, onde se destacam “mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, uma dezena de conferências e oito novas exposições”.

Um dos maiores destaques dado pela organização é a exposição “No Reino das Nuvens: os artistas e a invenção de Sintra”, do curador Victor dos Reis, que irá reunir obras sobre o concelho de diferentes períodos da história (antiguidade à contemporaneidade).

Segundo a organização, esta exposição pretende “expressar e celebrar as múltiplas formas como esta montanha e o seu território constituiu, desde tempos imemoriais, um poderoso atrator da atenção dos artistas e, sobretudo, um motor da sua criatividade”. A exposição estará patente entre 15 de maio e 31 de outubro no Museu das Artes de Sintra e tem entrada gratuita.

Na área da música destaca-se a realização do Festival Internacional de Música Tradicional de Sintra (18 a 20 de setembro), assinalado com diversos concertos de instrumentos tradicionais de corda. Entre 2 e 9 de maio realiza-se a 18.ª edição do Festival de Teatro Clássico, que decorrerá no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Outro dos destaques é a realização do 2.ª congresso Ibero-americano em Estudos de Paisagem, no Centro Cultural Olga Cadaval, organizado pela Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No cinema o destaque vai para a realização da 14.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival, entre os dias 13 e 22 de Novembro, e sessões de cinema ao ar livre, a realizar no relvado do Palácio de Monserrate.

Uma das novidades deste ano é a criação do Roteiro das Fontes Históricas de Sintra, que se inicia no dia 14 de Fevereiro e prevê passagens pela fonte de São Pedro, Sabuga, fonte da Pipa e fonte Mourisca.

Durante as comemorações dos 25 anos da classificação como Património Mundial, todos os museus municipais têm entrada gratuita. A Câmara de Sintra estima que cerca de três milhões de pessoas participem nas diversas iniciativas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …

Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia. "Se o mercado não fizer um …