Sinos de Mafra ainda escondem segredos da afinação original

Wikimedia

Carrilhões no Palácio Nacional de Mafra

Carrilhões no Palácio Nacional de Mafra

Os materiais e as técnicas de construção e afinação dos dois carrilhões e 119 sinos de Mafra estão a ser estudados por investigadores com o intuito de preservar e reconstruir este conjunto sineiro único no mundo.

Enquanto aguardam pelo início das obras de restauro, estimadas em mais de dois milhões de euros, os sinos do Palácio Nacional de Mafra, presos por andaimes, têm vindo a ser visitados por físicos e musicólogos da Universidade Nova de Lisboa.

“O objetivo é conservar e preservar o património. Queremos que os sinos voltem a tocar nas melhores condições e, se possível, mais próximos das suas caraterísticas originais”, afirmou o coordenador da investigação, Vincent Debut, à agência Lusa.

“Há sinos que estão rachados, por isso não soam bem. Com estes dados, é possível construir um sino com as mesmas caraterísticas de outro que seja necessário substituir”, exemplificou o investigador, alertando para a necessidade de os futuros restauradores virem a ter em conta os dados obtidos nesta investigação, nas decisões que vierem a tomar.

A trabalhar há dois meses, depois de obterem um financiamento de 25 mil euros, os investigadores têm vindo a recolher diferentes sons emitidos por cada um dos diferentes sinos, dos quais se preparam também para iniciar, em outubro, a recolha de imagens, em tamanho real.

O trabalho de campo em cada uma das torres do palácio é o primeiro passo para, durante um ano, por via das engenharias e de técnicas laboratoriais de análise física, chegarem a conclusões sobre os materiais que foram usados e os tipos de ligas de bronze usadas em cada sino, bem como descrever a sua geometria e o comportamento vibratório.

Perfil de cada sino

Os dados vão permitir aprofundar o conhecimento das técnicas de fundição de há dois séculos, conhecer o perfil de cada sino e a necessária afinação que cada um requer, informações suficientes para mandar construir um conjunto sineiro idêntico ao original.

O físico Vincent Debut, especialista em acústica, dedica-se a compreender os fenómenos físicos que dão origem aos sons musicais. Pelos dados já reunidos, os cinco investigadores conseguem desde já concluir que “a geometria e a composição da liga de bronze de cada sino variam em função da nota da escala musical”.

“Consoante as notas fossem agudas ou graves, os fundidores usavam um tipo de perfil de sino“, explicou Vincent Debut.

Trata-se de um projeto interdisciplinar que cruza conhecimentos das ciências dos materiais e da acústica musical, e que junta especialistas do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT)- Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação da Faculdade de Ciências e Tecnologia daquela universidade.

O projeto recebeu em junho o Prémio de Investigação Colaborativa do Banco Santander Totta e da Universidade Nova de Lisboa, destinado a distinguir trabalhos de jovens investigadores daquela instituição académica.

Os dois carrilhões e os 119 sinos, pesando, o maior, 12 toneladas, constituem o maior conjunto sineiro do mundo.

Quando lançou o concurso para a sua reabilitação, o Governo reconheceu que se encontram em “avançado estado de degradação”, causando “riscos de segurança não só para o património, como para utentes do imóvel e para os transeuntes da via pública”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …