Sindicatos da CGTP mantêm greve para esta sexta-feira

SXC

-

A reunião com o Governo não chegou a nenhuma conclusão, pelo que a greve marcada para esta sexta-feira vai manter-se.

De acordo com o jornal Público, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNTFPS) saiu da reunião com o Governo sem uma resposta quanto às suas reivindicações.

Como tal, a federação – que pertence à CGTP – decidiu manter a greve para esta sexta-feira, à qual se junta o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas.

Apesar de professores, administração local, guardas prisionais, trabalhadores judiciais e transportes não terem emitido nenhum pré-aviso, são esperadas algumas perturbações durante o dia de amanhã para estes setores.

Em causa estão sobretudo as escolas, visto que os auxiliares estão abrangidos pelo aviso da FNTFSP, os hospitais e centros de saúde, por causa dos enfermeiros, auxiliares de saúde e técnicos de diagnóstico e terapêutica e outros serviços da administração central.

O principal motivo para esta greve, segundo o jornal, continua a ser o regresso das 35 horas semanais na Função Pública. Além de só estar prevista a sua entrada em vigor a meio do ano, a proposta não abrange todos os funcionários.

Esta é uma questão que deverá afetar principalmente o setor da saúde, no qual existem enfermeiros com vínculo ao Estado e que, por isso, passarão a trabalhar 35 horas semanais, e outros com contrato individual de trabalho que ficam excluídos desta medida.

Apesar de o Governo já ter admitido reagendar a data de entrada em vigor desta medida, Ana Avoila, dirigente da Frente Comum, queria uma garantia escrita deste compromisso, algo que não foi conseguido durante a reunião de hoje.

“Abordámos o assunto no final da reunião. A secretária de Estado disse que se trata de uma proposta do grupo parlamentar do PS e que também não concorda com a existência de uma regulamentação, mas remeteu a responsabilidade para o Parlamento”, afirmou ao Público a dirigente sindical.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …