Sindicato da Guarda Prisional marca vigília para exigir demissão de diretor-geral das prisões

Mário Cruz / Lusa

Esta sexta-feira, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) vai realizar uma vigília junto à sede da Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais para exigir a demissão do diretor-geral, Celso Manata.

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional marcou uma vigília para sexta-feira com o intuito de exigir a demissão de Celso Manata, diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Em causa está o diferendo que opõe o SNCGP e o diretor-geral relativamente à aplicação do novo horário da guarda prisional.

A vigília surge depois de no sábado passado terem acontecido distúrbios no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), resultado do encurtamento do período das visitas, motivado pela recusa de guardas prisionais em prolongar o seu horário de trabalho.

Segundo fonte ligada ao EPL, os reclusos partiram caixotes do lixo, deitaram a comida para o chão, vandalizaram o refeitório, tendo sido necessário chamar à cadeia o grupo de intervenção policial dos serviços prisionais. Alguns reclusos chegaram mesmo a incendiar caixotes do lixo.

Na altura, em declarações à agência Lusa, o diretor geral dos Serviços Prisionais afirmou que o abandono do posto por vários guardas do EPL provocou “alguma gritaria” entre os reclusos, “mas não passou disso”.

O grupo de intervenção policial dos serviços prisionais foi chamado à prisão, como “faz parte dos procedimentos, mas nem sequer atuou“.

O diretor-geral Celso Manata disse que “houve um conjunto de guardas que às quatro horas da tarde abandonaram o serviço ilegalmente“, o que provocou “dificuldade em manter os horários normais” nas visitas, refeições e medicação.

O presidente do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional refutou as declarações do diretor-geral, sublinhando que os guardas prisionais não abandonaram o serviço, uma vez que o seu horário terminava às 16h00. “Com o novo horário imposto, o diretor-geral quer obrigar os guardas a trabalhar mais duas horas”, disse Júlio Rebelo.

Celso Manata garantiu que o novo horário por turnos de oito horas, que começou em janeiro deste ano em seis estabelecimentos prisionais, “tem estado a funcionar bem em todo lado, menos em Lisboa”, devendo os guardas que saem às 16h00 sair às 19h00.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …