Sindicato da Guarda Prisional marca vigília para exigir demissão de diretor-geral das prisões

Mário Cruz / Lusa

Esta sexta-feira, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) vai realizar uma vigília junto à sede da Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais para exigir a demissão do diretor-geral, Celso Manata.

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional marcou uma vigília para sexta-feira com o intuito de exigir a demissão de Celso Manata, diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Em causa está o diferendo que opõe o SNCGP e o diretor-geral relativamente à aplicação do novo horário da guarda prisional.

A vigília surge depois de no sábado passado terem acontecido distúrbios no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), resultado do encurtamento do período das visitas, motivado pela recusa de guardas prisionais em prolongar o seu horário de trabalho.

Segundo fonte ligada ao EPL, os reclusos partiram caixotes do lixo, deitaram a comida para o chão, vandalizaram o refeitório, tendo sido necessário chamar à cadeia o grupo de intervenção policial dos serviços prisionais. Alguns reclusos chegaram mesmo a incendiar caixotes do lixo.

Na altura, em declarações à agência Lusa, o diretor geral dos Serviços Prisionais afirmou que o abandono do posto por vários guardas do EPL provocou “alguma gritaria” entre os reclusos, “mas não passou disso”.

O grupo de intervenção policial dos serviços prisionais foi chamado à prisão, como “faz parte dos procedimentos, mas nem sequer atuou“.

O diretor-geral Celso Manata disse que “houve um conjunto de guardas que às quatro horas da tarde abandonaram o serviço ilegalmente“, o que provocou “dificuldade em manter os horários normais” nas visitas, refeições e medicação.

O presidente do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional refutou as declarações do diretor-geral, sublinhando que os guardas prisionais não abandonaram o serviço, uma vez que o seu horário terminava às 16h00. “Com o novo horário imposto, o diretor-geral quer obrigar os guardas a trabalhar mais duas horas”, disse Júlio Rebelo.

Celso Manata garantiu que o novo horário por turnos de oito horas, que começou em janeiro deste ano em seis estabelecimentos prisionais, “tem estado a funcionar bem em todo lado, menos em Lisboa”, devendo os guardas que saem às 16h00 sair às 19h00.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem água líquida e sólida ao mesmo tempo

Quando somos crianças uma das primeiras coisas que aprendemos na escola são os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso. Podemos passar a vida toda com esta certeza, mas, por mais incrível que possa …

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …