Já há um português a “viver” em Marte

João Lousada é um dos participantes na missão de simulação a Marte AMADEE-18, que decorre no deserto de Dhofar, durante o mês de fevereiro.

João Lousada, colaborador da alemã GMV INSYEN e subcomandante de campo do Fórum Espacial Austríaco (OeWF), é dos “tripulantes” da missão de simulação a Marte, AMADEE-18.

O português faz parte de uma equipa de cinco “astronautas análogos” que, durante todo o mês de fevereiro, vão simular as condições de missão ao planeta vermelho, um projeto que conta com a colaboração de 25 países.

Segundo a euronews, é no deserto do Sultanato de Omã, na Península Arábica, que vão ser executadas todas as atividades humanas na superfície do planeta vermelho simulada.

“Elon Musk e a sua equipa acabam de provar que o Falcon Heavy funciona, o que nos coloca agora num âmbito completamente distinto daquilo que podemos enviar para o Espaço longínquo, para Marte”, explica Kartik Kumar, um dos “astronautas análogos”.

“Os primeiros passos em Marte serão dados nos próximos 20 ou 30 anos. Acreditamos que a tecnologia nos vai conduzir naturalmente para lá. Isso significa que a primeira pessoa a caminhar em Marte já terá nascido e estará talvez atualmente numa escola primária em Omã, na Europa, nos Estados Unidos ou na China”, diz Kumar.

A AMADEE-18 foi organizada pelo Fórum Espacial Austríaco (OeWF) , em colaboração com as autoridades de Omã.

O Centro de Apoio à Missão está localizado em Innsbruck, na Áustria, e comunica com a “base marciana” com um atraso de 10 minutos, para simular o tempo de viagem das mensagens entre a Terra e Marte, explica a euronews.

A missão irá prolongar-se por quatro semanas, nas quais serão conduzidas dezenas experiências com o objetivo de melhorar tecnologias e conhecimentos com vista à tão ansiada viagem a Marte.

A missão pode ser acompanha em direto na página do Fórum Espacial Austríaco.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A estupidez de gastar milhões para ir para Marte quando o mesmo dinheiro investido em reflorestação dava para resolver muitos problemas do Mundo.

RESPONDER

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …