//

Já há um português a “viver” em Marte

3

João Lousada é um dos participantes na missão de simulação a Marte AMADEE-18, que decorre no deserto de Dhofar, durante o mês de fevereiro.

João Lousada, colaborador da alemã GMV INSYEN e subcomandante de campo do Fórum Espacial Austríaco (OeWF), é dos “tripulantes” da missão de simulação a Marte, AMADEE-18.

O português faz parte de uma equipa de cinco “astronautas análogos” que, durante todo o mês de fevereiro, vão simular as condições de missão ao planeta vermelho, um projeto que conta com a colaboração de 25 países.

Segundo a euronews, é no deserto do Sultanato de Omã, na Península Arábica, que vão ser executadas todas as atividades humanas na superfície do planeta vermelho simulada.

“Elon Musk e a sua equipa acabam de provar que o Falcon Heavy funciona, o que nos coloca agora num âmbito completamente distinto daquilo que podemos enviar para o Espaço longínquo, para Marte”, explica Kartik Kumar, um dos “astronautas análogos”.

“Os primeiros passos em Marte serão dados nos próximos 20 ou 30 anos. Acreditamos que a tecnologia nos vai conduzir naturalmente para lá. Isso significa que a primeira pessoa a caminhar em Marte já terá nascido e estará talvez atualmente numa escola primária em Omã, na Europa, nos Estados Unidos ou na China”, diz Kumar.

A AMADEE-18 foi organizada pelo Fórum Espacial Austríaco (OeWF) , em colaboração com as autoridades de Omã.

O Centro de Apoio à Missão está localizado em Innsbruck, na Áustria, e comunica com a “base marciana” com um atraso de 10 minutos, para simular o tempo de viagem das mensagens entre a Terra e Marte, explica a euronews.

A missão irá prolongar-se por quatro semanas, nas quais serão conduzidas dezenas experiências com o objetivo de melhorar tecnologias e conhecimentos com vista à tão ansiada viagem a Marte.

A missão pode ser acompanha em direto na página do Fórum Espacial Austríaco.

ZAP //

3 Comments

  1. A estupidez de gastar milhões para ir para Marte quando o mesmo dinheiro investido em reflorestação dava para resolver muitos problemas do Mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.