Já há um português a “viver” em Marte

João Lousada é um dos participantes na missão de simulação a Marte AMADEE-18, que decorre no deserto de Dhofar, durante o mês de fevereiro.

João Lousada, colaborador da alemã GMV INSYEN e subcomandante de campo do Fórum Espacial Austríaco (OeWF), é dos “tripulantes” da missão de simulação a Marte, AMADEE-18.

O português faz parte de uma equipa de cinco “astronautas análogos” que, durante todo o mês de fevereiro, vão simular as condições de missão ao planeta vermelho, um projeto que conta com a colaboração de 25 países.

Segundo a euronews, é no deserto do Sultanato de Omã, na Península Arábica, que vão ser executadas todas as atividades humanas na superfície do planeta vermelho simulada.

“Elon Musk e a sua equipa acabam de provar que o Falcon Heavy funciona, o que nos coloca agora num âmbito completamente distinto daquilo que podemos enviar para o Espaço longínquo, para Marte”, explica Kartik Kumar, um dos “astronautas análogos”.

“Os primeiros passos em Marte serão dados nos próximos 20 ou 30 anos. Acreditamos que a tecnologia nos vai conduzir naturalmente para lá. Isso significa que a primeira pessoa a caminhar em Marte já terá nascido e estará talvez atualmente numa escola primária em Omã, na Europa, nos Estados Unidos ou na China”, diz Kumar.

A AMADEE-18 foi organizada pelo Fórum Espacial Austríaco (OeWF) , em colaboração com as autoridades de Omã.

O Centro de Apoio à Missão está localizado em Innsbruck, na Áustria, e comunica com a “base marciana” com um atraso de 10 minutos, para simular o tempo de viagem das mensagens entre a Terra e Marte, explica a euronews.

A missão irá prolongar-se por quatro semanas, nas quais serão conduzidas dezenas experiências com o objetivo de melhorar tecnologias e conhecimentos com vista à tão ansiada viagem a Marte.

A missão pode ser acompanha em direto na página do Fórum Espacial Austríaco.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A estupidez de gastar milhões para ir para Marte quando o mesmo dinheiro investido em reflorestação dava para resolver muitos problemas do Mundo.

RESPONDER

Trump quer negociar acordos comerciais com União Europeia, Reino Unido e Japão

O Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira ao Congresso a sua intenção de negociar acordos comerciais com a União Europeia, o Reino Unido e o Japão, informou o Departamento de …

Falsa vítima dos atentados de Paris condenada a pena de prisão

Alexandra Damien, parisiense de 33 anos, que se fez passar por uma das vítimas do atentado de radicais islâmicos no dia 13 de novembro de 2015, em Paris, foi condenada por extorsão e falso testemunho. A …

Chefe do Estado-Maior do Exército demite-se

O chefe do Estado Maior do Exército (CEME), o general Rovisco Duarte, demitiu-se nesta quarta-feira, dois dias após a tomada de posse do novo ministro da Defesa A notícia, inicialmente avançada pela TVI24, é agora confirmada …

"Biscoitos Ronaldo" geram polémica em café português no Reino Unido

Café em Worcester, Reino Unido, vendeu cerca de 60 bolachas. Dono alega que se tratava de uma brincadeira. Um português que vive no Reino Unido gerou polémica ao vender, no seu café, bolachas alusivas às acusações …

Macron segue os passos de Portugal e remodela o Governo francês

Depois de Portugal, foi a vez da França fazer uma remodelação governamental. Quatro ministros estão de saída, entram oito e seis mudam de pasta. A remodelação do Governo francês foi anunciada na terça-feira, duas semanas depois …

Governo quer vender fardas da PSP e GNR na Internet

A criação de uma plataforma online para a venda das fardas dos militares da GNR e dos agentes da PSP é uma das medidas que consta do Orçamento do Estado para 2019, com o objectivo …

Explosão em escola na Crimeia faz 10 mortos e centenas de feridos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas numa explosão no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia, de acordo com fontes médicas russas. "Como resultado de uma explosão no Instituto …

Relação confirma pena de prisão máxima para Pedro Dias

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou esta quarta-feira a decisão da primeira instância de condenar Pedro Dias a 25 anos de prisão por vários crimes cometidos em Aguiar da Beira, a 11 de outubro …

Benefícios fiscais só para novos contratos podem acelerar despejos

Depois de analisar as propostas do pacote de habitação, a UTAO avisa para as possíveis consequências das medidas de alívio fiscal no arrendamento, por apenas se aplicarem a novos contratos.   A Unidade Técnica de Apoio …

Subvenções vitalícias a políticos custam 7,17 milhões (e a lista continua em segredo)

O Orçamento de Estado para 2019 prevê um gasto de 7,17 milhões de euros com as subvenções vitalícias atribuídas a políticos. Um valor que desce apenas 90 mil euros, relativamente a 2018, numa altura em …