Seul está a usar IA para prevenir tentativas de suicídio em pontes

1

As pontes da capital sul-coreana, construídas no famoso rio Han, são das mais procuradas para tentativas de suicídio.

O novo sistema envolve uma rede de câmaras de vídeo programada para detetar o comportamento típico daqueles que possam estar a considerar uma tentativa de suicídio nas pontes de Seul, Coreia do Sul.

Através de machine learning, estas câmaras focam em pessoas que permanecem demasiado tempo na ponte enquanto tentam confirmar as suas suspeitas noutras gravações de vigilância da área.

Segundo o Insider, o sistema envia sinais às equipas de salvamento, localizadas perto das pontes da capital. Com este sistema, as equipas ganham tempo para preparar os barcos de salvamento, quer para tentar impedir a tentativa de suicídio, quer para resgatar a pessoa.

“O mais importante no salvamento de pessoas que estão a tentar cometer suicídio é que devem ser detidas antes de estarem na água. Quando isso acontece, a taxa de sobrevivência cai para abaixo dos 50%”, disse um porta-voz da Sede Metropolitana de Incêndios e Desastres de Seul ao Korea Times.

A tecnologia foi desenvolvida pela Sede Metropolitana de Incêndios e Desastres de Seul, em colaboração com o Seoul Institute of Technology.

A Coreia do Sul tem registado consistentemente a maior taxa de suicídio entre as nações desenvolvidas. Em 2020, o país registou 25,7 suicídios por 100.000 habitantes.

O suicídio é também a principal causa de morte entre os jovens do país desde 2007.

Se precisa de apoio ou conhece alguém nessa situação, pode contactar a linha SOS Voz Amiga todos os dias através dos números 213 544 545, 912 802 669 e 963 524 660, entre as 15h30 e as 00h30 e em regime de total confidencialidade e anonimato.

ZAP //

1 Comment

  1. “O suicídio é também a principal causa de morte entre os jovens do país desde 2007.”
    E ainda há quem considere a Coreia do Sul um país “altamente desenvolvido”!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.