Serviços públicos online em Portugal no top 3 entre 33 países

World Bank Photo Collection / Flickr

-

Os serviços públicos ‘online’ em Portugal mantêm uma avaliação que os coloca no ‘top’ três entre 33 países analisados por Bruxelas no estudo ‘European e-Government Benchmark’, indica um comunicado divulgado esta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Modernização Administrativa.

Nesta análise europeia realizada todos os anos, desta vez com base em dados de 2013, Portugal surge entre os primeiros lugares da tabela dos países avaliados em termos globais, em três dos quatro critérios analisados.

No que respeita aos “serviços centrados no cidadão“, o país alcança o segundo lugar do ‘ranking’, ocupando o terceiro lugar ao nível da “transparência” e no domínio dos “facilitadores-chave de tecnologias de informação” (TI).

No terceiro lugar obtido no critério dos “facilitadores-chave de TI” foram tidos em conta “os mecanismos de autenticação do Cartão de Cidadão e a disponibilidade de alguns serviços nacionais na Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública”, acrescenta a Secretaria de Estado.

Já no que toca à “mobilidade transfronteiriça“, a avaliação realizada pelos serviços da Comissão Europeia coloca Portugal mais abaixo, “ocupando ainda assim o oitavo lugar na vertente dos serviços prestados às empresas, com 72% (média europeia de 53%)”.

A realização deste estudo tem por base a análise do comportamento dos serviços públicos ‘online’ em determinados eventos de vida, indica também o comunicado: “criar uma empresa” ou “mudar de residência“, por exemplo.

Neste âmbito, é na “perda e procura de emprego” que o país surge com a classificação mais elevada, obtendo um segundo lugar e uma avaliação de 85% (contra uma média europeia de 61%).

Mas em todos os outros eventos de vida analisados “apresenta valores acima da média europeia, obtendo em vários casos as melhores classificações entre os parceiros europeus”, acrescenta o comunicado da Secretaria de Estado.

Assim, no que respeita a “ser proprietário e conduzir um veículo” os serviços públicos portugueses disponíveis na Internet recebem uma nota de 73% (média europeia de 46%), correspondente a um segundo lugar, ficando na terceira posição do ‘ranking’ quando se analisa a “criação de um negócio próprio” (nota de 86%, contra uma média europeia de 60%).

O quarto lugar no evento de vida “mudança de residência/país”, com 83% (média europeia de 57%), e o quinto lugar em “operações regulares de negócio”, com 82% (média europeia de 61%)”, são também destacados pela Secretaria de Estado que tutela a modernização dos serviços públicos.

Na divulgação do relatório deste estudo, em maio passado, a Comissão Europeia considerou que “a atenção dos governos europeus está ainda muito centrada na disponibilidade de serviços públicos, o que deixa um espaço grande para a melhoria em áreas como a rapidez e facilidade de utilização e a transparência”.

“A falta de progresso nestas áreas pode desgastar a confiança dos cidadãos nos serviços públicos ‘online’ e impedir a sua utilização”, avisavam os serviços de Bruxelas, em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …