As serpentes são 70 milhões de anos mais velhas do que se pensava

Gwendal_ / Flickr

Saginoike Heikuro luta com a serpente gigante à beira do lago Sayama (ilustração baseada na pintura de Utagawa Kuniyoshi)

Saginoike Heikuro luta com a serpente gigante à beira do lago Sayama (ilustração baseada na pintura de Utagawa Kuniyoshi)

Uma nova análise de fósseis permitiu descobrir os antepassados das serpentes atuais, entre os quais o mais velho, que vivia há 167 milhões de anos, mais 70 milhões do que se pensava anteriormente.

Os resultados do estudo, divulgados esta segunda-feira, foram publicados na revista britânica Nature Communications.

Ao examinarem os restos fossilizados de serpentes, que fazem parte de coleções de diferentes museus de História Natural, de várias partes do mundo, a equipa liderada pelo paleontologista Michael Caldwell, professor na Universidade de Alberta, no Canadá, identificou quatro espécies antigas de serpente, tendo-as datado de 143 a 167 milhões de anos.

Segundo a equipa, um dos quatro fósseis, e o mais antigo, é o “Eophis underwoodi“, com 167 milhões de anos, cujos vestígios foram descobertos em Oxfordshire, a sul de Inglaterra.

O paleontologista Michael Caldwell, professor na Universidade de Alberta

O paleontologista Michael Caldwell, professor na Universidade de Alberta

“O estudo explora a ideia de que a evolução, entre o grupo das serpentes, é mais complexa do que se pensava”, assinala Michael Caldwell.

A investigação sugere que “a evolução do crânio das serpentes surgiu muito tempo antes de as serpentes perderem as suas patas” e assinala que a tese do aparecimento súbito das serpentes, há cerca de cem milhões de anos, traduz mais uma falha no conhecimento dos fósseis do que uma dispersão das primeiras serpentes.

“O que é necessário reter é que existe um verdadeiro fosso nos nossos conhecimentos, que terá de ser superado com futuras investigações, uma vez que não temos registos de fósseis de serpente entre 140 e 100 milhões de anos”, frisou Michael Caldwell.

Os antepassados da serpente têm caraterísticas semelhantes às das serpentes atuais, como os dentes afiados e retraídos, mas o seu tamanho e forma continuam uma incógnita.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …