Sergio Moro demite-se do cargo de ministro da Justiça do Brasil

Marcelo Camargo / Abr

Sérgio Moro

O ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, Sergio Moro, pediu a demissão do Governo de Jair Bolsonaro, avançou o Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal brasileiro, citado pelo Diário de Notícias (DN), Moro pediu a demissão esta quinta-feira a Jair Bolsonaro, após ser informado pelo Presidente da decisão de trocar a direção-geral da Polícia Federal, atualmente ocupada por Maurício Valeixo, homem da sua estrita confiança.

Bolsonaro informou o ministro, numa reunião, que a mudança deve ocorrer nos próximos dias. Moro pediu a demissão do cargo e Bolsonaro tenta agora reverter a decisão, com a ajuda dos ministros Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos, enquanto conselheiros tentam demovê-lo da intenção de trocar o comando da polícia.

De acordo com o DN, Valeixo já vem sendo questionado desde meados do ano passado pelo Presidente brasileiro, que não tem gostado da sua atuação em casos judiciais que lhe dizem respeito, nomeadamente na investigação ao seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, acusado de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Bolsonaro também tem tentado reaproximar-se do Congresso Nacional, onde o ministro da Justiça e da Segurança é mal visto desde que a Operação Lava-Jato, que o próprio liderou, condenou deputados e senadores. É o ex-juiz responsável pelo julgamento do antigo Presidente brasileiro Lula da Silva.

Fontes próximas ao ministro referem que se Valeixo sair, Moro sairá também, de acordo com a agência Lusa.

Na semana passada, Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que estava em destaque no combate ao coronavírus.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …