/

Sergio Moro demite-se do cargo de ministro da Justiça do Brasil

Marcelo Camargo / Abr

Sérgio Moro

O ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, Sergio Moro, pediu a demissão do Governo de Jair Bolsonaro, avançou o Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal brasileiro, citado pelo Diário de Notícias (DN), Moro pediu a demissão esta quinta-feira a Jair Bolsonaro, após ser informado pelo Presidente da decisão de trocar a direção-geral da Polícia Federal, atualmente ocupada por Maurício Valeixo, homem da sua estrita confiança.

Bolsonaro informou o ministro, numa reunião, que a mudança deve ocorrer nos próximos dias. Moro pediu a demissão do cargo e Bolsonaro tenta agora reverter a decisão, com a ajuda dos ministros Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos, enquanto conselheiros tentam demovê-lo da intenção de trocar o comando da polícia.

De acordo com o DN, Valeixo já vem sendo questionado desde meados do ano passado pelo Presidente brasileiro, que não tem gostado da sua atuação em casos judiciais que lhe dizem respeito, nomeadamente na investigação ao seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, acusado de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Bolsonaro também tem tentado reaproximar-se do Congresso Nacional, onde o ministro da Justiça e da Segurança é mal visto desde que a Operação Lava-Jato, que o próprio liderou, condenou deputados e senadores. É o ex-juiz responsável pelo julgamento do antigo Presidente brasileiro Lula da Silva.

Fontes próximas ao ministro referem que se Valeixo sair, Moro sairá também, de acordo com a agência Lusa.

Na semana passada, Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que estava em destaque no combate ao coronavírus.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.