Qual é o primeiro meme de sempre?

Será que esta caricatura de 1921 é o primeiro meme alguma vez registado? Uma piada um ou dois anos antes desafia essa crença.

Quando a banda desenhada acima foi partilhada no Twitter, rapidamente causou entusiasmo à medida que as pessoas começaram a questionar se seria o primeiro meme (as famosas piadas dependentes de um formato, tipicamente de uma imagem com uma legenda ou subtítulo) alguma vez publicado.

No entanto, a BBC encontrou, em 2018, uma versão da piada no mesmo formato, impressa pelo menos um ano antes, em 1919 ou 1920.

Ambas são baseadas no mesmo modelo da piada ‘Expectativas vs. Realidade’, que contrasta duas imagens lado a lado com uma óbvia discrepância entre elas.

A banda desenhada terá sido inicialmente publicada no Tumblr por Yesterday’s Print e republicada com novas legendas como “tu/o tipo que ela diz para não te preocupares”, referindo-se a outro meme contemporâneo.

Alguns utilizadores criaram as suas próprias versões do formato utilizando outros memes como ‘Se Não Me Amas / Não Podes Lidar Comigo’.

De onde vem o meme?

A banda desenhada foi encontrada numa edição de 1921 da revista satírica The Judge, publicada pela Universidade de Iowa.

Dentro da revista, a banda desenhada é creditada a uma revista diferente — a Wisconsin Octopus, publicada na Universidade de Wisconsin entre 1919 e 1959.

Ao examinar as Bibliotecas da Universidade de Wisconsin-Madison, é possível visualizar algumas das primeiras edições da revista Wisconsin Octopus e verificar que esta não é a primeira vez que a piada no formato ‘Expectativas vs. Realidade’ aparece impressa.

Numa edição publicada em 1919 ou 1920, pode-se encontrar a seguinte banda desenhada (que é muito datada pelos padrões de hoje):

O que é um meme?

A palavra meme foi cunhada por Richard Dawkins no seu livro de 1976, O Gene Egoísta.

Dawkins chamou-lhes “ideias que se espalham de cérebro em cérebro”; hoje, o Dicionário Priberam da língua portuguesa chama-lhe “imagem, informação ou ideia que se espalha rapidamente através da Internet, correspondendo geralmente à reutilização ou alteração humorística ou satírica de uma imagem” ou “ideia ou comportamento que passa de uma geração para outra, geralmente por imitação”.

É o primeiro meme?

De acordo com a definição, uma única imagem não é um meme. Tem de ser copiada e espalhada com variações à imagem original.

Assim, por si só, a banda desenhada de 1921 não é um meme, mas em conjunto com a banda desenhada de 1919 ou 1920, começa a enquadrar-se na definição, já que as duas bandas desenhadas são variações do mesmo estilo — utilizam dois painéis e legendas para criar uma expectativa e contrastá-la com a realidade.

Embora não possamos afirmar com certeza que este é o primeiro meme segundo essa definição, podemos dizer que, por ter sido copiado e espalhado com variações, esta caricatura foi genuinamente parte de um meme ‘Expectativas vs. Realidade’ pré-Internet.

Claramente, os escritores da revista Wisconsin Octopus estavam à frente do seu tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.