Ser bom a matemática tem um lado negro (e pode influenciar a sua felicidade)

Ser bom a matemática nem sempre pode ser algo positivo: pode significar que mais o dinheiro parece influenciar a sua felicidade.

O seu professor de matemática da escola primária provavelmente disse-lhe que ser bom a matemática seria muito importante para quando fosse adulto. Talvez, na altura, não acreditava nisso, mas muitos estudos, porém, mostram que o seu professor estava certo.

Num estudo publicado em novembro de 2021, dois investigadores descobriram que, regra geral, as pessoas que são melhores a matemática ganham mais dinheiro e estão mais satisfeitas com as suas vidas do que as pessoas que não são tão talentosas matematicamente.

Mas ser bom a matemática parece ser uma faca de dois gumes. Embora as pessoas proficientes em matemática fiquem muito satisfeitas quando têm um salário elevado, ficam mais insatisfeitas, em comparação com aquelas que não são tão boas a matemática, quando não ganham muito dinheiro.

Muitos investigadores sugeriram que mais dinheiro só aumenta a satisfação com a vida e a felicidade até um certo ponto. O novo estudo modifica essa ideia ao mostrar que a satisfação derivada do salário relaciona-se fortemente com o quão boa uma pessoa é em matemática.

Os autores investigaram a relação entre habilidade matemática, salário e satisfação com a vida, usando dados de 5.748 americanos do Understanding America Study.

Este incluiu duas perguntas e um teste relevantes para o novo estudo. Uma das questões perguntava sobre o rendimento familiar anual. Outra pedia aos entrevistados que classificassem o quanto estão satisfeitos com as suas vidas numa escala de 0 a 10.

Finalmente, as pessoas responderam a oito questões matemáticas que variavam em dificuldade para ter uma noção das suas habilidades matemáticas. Por exemplo, uma das questões moderadamente difíceis foi: “Jerry recebeu a 15.ª nota mais alta e a 15ª mais baixa da turma. Quantos estudantes estão na aula?”. A resposta correta é 29 alunos.

De seguida, os investigadores combinaram os resultados para ver como é que todos se relacionavam.

As habilidades matemáticas e o rendimento também estão vinculados ao nível de educação, portanto, nas análises feitas, os autores tiveram em consideração a educação, a inteligência verbal, os traços de personalidade e outros dados demográficos.

Associar habilidades matemáticas a rendimento e satisfação

Em média, quanto melhor uma pessoa era a matemática, mais dinheiro ganhava. Para cada resposta certa adicional no teste de matemática de oito perguntas, as pessoas relataram uma média de 4.062 dólares a mais em rendimento anual.

Imagine que tem duas pessoas com o mesmo nível de escolaridade, uma das quais não respondeu corretamente a nenhuma das questões de matemática e a outra respondeu a todas corretamente. O novo estudo prevê que a pessoa que respondeu a todas as perguntas corretamente ganhará cerca de 30 mil dólares a mais por ano.

O estudo também mostrou que as pessoas que são melhores a matemática estavam, em média, mais satisfeitas com as suas vidas do que aquelas com menor habilidade  a matemática. Essa descoberta concorda com muitas outras pesquisas e sugere que o rendimento influencia a satisfação com a vida.

Mas estudos anteriores mostraram que a relação entre rendimento e satisfação não é tão direta quanto “mais dinheiro é igual a mais felicidade”. Acontece que o grau de satisfação de uma pessoa com o seu salário geralmente depende de como ela se sente em comparação com o salário de outras pessoas.

O dinheiro compra mesmo felicidade — para alguns

Um facto frequentemente citado – apoiado por estudos – diz que quando uma pessoa ganha cerca de 95 mil dólares por ano, ganhar mais dinheiro não aumenta drasticamente a satisfação. Este conceito é chamado de saciedade de rendimento. O novo estudo desafia essa afirmação.

Curiosamente, as pessoas que são melhores a matemática não parecem mostrar saciedade de rendimento. Estas estavam cada vez mais satisfeitas com mais rendimento, e não parecia haver um limite superior.

Isto não era verdade para pessoas que não eram tão talentosas a matemática. O grupo menos proficiente em matemática obteve mais satisfação com o rendimento apenas até cerca de 50 mil dólares. Depois disso, ganhar mais dinheiro fez pouca diferença.

Para alguns, o dinheiro parece mesmo comprar felicidade. Embora mais trabalho precise de ser feito para realmente entender o porquê, os cientistas acham que pode ser porque as pessoas orientadas para a matemática comparam números – incluindo rendimento – para entender o mundo.

E talvez isso nem sempre seja bom. Em comparação, aqueles que são piores a matemática parecem obter satisfação com a vida de outras fontes que não o salário. Por isso, se você está a sentir-se insatisfeito com o seu salário, talvez olhar além dos números seja uma boa estratégia.