/

Sequestro na Ucrânia só termina após Presidente recomendar documentário de Joaquin Phoenix

2

Markiian Lyseiko / EPA

O sequestrador só aceitou libertar os reféns após o Presidente ucraniano recomendar um documentário de 2005 narrado por Joaquin Phoenix. Zelenskii cedeu e o suspeito cumpriu a promessa.

Os 13 passageiros que estavam a bordo de um autocarro e que foram sequestrados, em Lutsk, no noroeste da Ucrânia, foram todos libertados, confirmou esta terça-feira o vice-ministro do Interior do país, Anton Gerashchenko.

“Todos os reféns estão livres”, disse o governante, através de uma publicação na rede social Facebook. Uma fonte policial disse à agência France-Presse (AFP) que o sequestrador também se entregou às autoridades.

Volodimir Zelenskii falou por chamada telefónica com o criminoso durante cerca de dez minutos, de forma a tentar assegurar a libertação em segurança dos reféns.

O sequestrador apenas concordou em libertar três dos reféns se o Presidente ucraniano recomendasse um documentário ‘Earthlings’ de 2005, sobre direitos dos animais, narrado por Joaquin Phoenix, o ator principal do filme ‘Joker’.

Pouco tempo mais tarde, Zelenskii cedeu e publicou um vídeo de seis segundos no Facebook onde dizia: “O filme Earthlings de 2005. Toda a gente devia vê-lo”. O vídeo foi eliminado das redes sociais após o suspeito se ter entregado às autoridades.

“A vida humana é o valor mais importante. Não perdemos ninguém”, escreveu, posteriormente, o chefe do Governo ucraniano.

O sequestrador, identificado como um antigo recluso, disparou sobre uma aeronave que sobrevoou o autocarro e atirou um pacote explosivo para a via pública, disse à AFP o vice-ministro do Interior.

Antes, este homem já tinha disparado “na direção das forças de segurança” e atirado uma granada, que, “felizmente, não explodiu”, explicitou a polícia.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.