Pela primeira vez, um sensor quântico modelar detetou um sinal cerebral

Uma equipa de cientistas da Universidade de Sussex construiu, pela primeira vez, um sensor cerebral quântico modular e usou-o para registar um sinal cerebral. 

Este é um marco importante para todos os investigadores que trabalham com tecnologia de imagem quântica do cérebro, uma vez que os sensores modulares podem ser ampliados.

A equipa conectou dois sensores provando que a análise de todo o cérebro usando este método está ao alcance da ciência. Até agora, este processo não tinha sido possível de executar com os sensores cerebrais quânticos disponíveis nos Estados Unidos.



Os novos dispositivos modulares funcionam como legos, pois podem ser perfeitamente ligados entre si.

A descoberta aumenta o potencial para a análise de todo o cérebro usando a tecnologia quântica e pode representar avanços potenciais para doenças neuro-degenerativas como é o caso do Alzheimer.

O dispositivo, que foi construído no laboratório Quantum Systems and Devices da universidade, usa sensores quânticos ultrassensíveis para captar os menores campos magnéticos de modo a observar o interior do cérebro e captar a atividade neural.

A equipa aplicou os sensores fora do couro cabeludo de um participante, perto do córtex visual do cérebro, e pediu que este abrisse e fechasse os olhos em intervalos de 10 a 20 segundos.

Deste modo, foi possível detetar um sinal cerebral. Segundo o Phys, a ação é muito simples, mas vê-la acontecer requer uma tecnologia quântica extremamente sofisticada.

Thomas Coussens, um dos autores do estudo, explica que o objetivo seguinte é “ampliar o projeto e construir mais sensores para transformá-los num sistema de imagem cerebral inteiro. O método pode fornecer avanços significativos na deteção e fornecimento de tratamento para doenças neuro-degenerativas”.

Peter Krüger, que também esteve envolvido na pesquisa, acrescenta que “ter este sensor é um grande passo para estudos interdisciplinares que envolvem investigadores que vão desde cientistas a engenheiros”.

Por sua vez, Kai Bongs, investigador principal dos sensores e temporização do cubo de tecnologia quântica do Reino Unido, refere que a equipa está muito satisfeita e que este passo vai ajudar “consideravelmente a avançar o ecossistema quântico do Reino Unido”.

O sensor magnético quântico usa um magnetómetro bombeado oticamente dentro de uma proteção magnética para reduzir os campos magnéticos ambientais e garantir que estes não sejam detetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …