Em 30 anos, mais de um terço dos consumidores terá mais de 65

Dentro de 30 anos, a população sénior, com mais de 65 anos, vai representar 35% dos consumidores portugueses. Os seniores têm mais rendimento disponível e gastam mais do que os millennials.

O estudo feito pela Kantar para a Centromarca mostra que o segmento sénior, com mais de 65 anos, poderá vir a ser mais importante do que os millennials — pessoas que nasceram entre o início dos anos 80 e o fim dos anos 90.

Em Portugal, os seniores representam atualmente 22% dos consumidores nacionais e, daqui a 30 anos, podem ser cerca de 35%. O estudo revela que a população sénior é “maior agente de mudança” em comparação com os mais jovens. Para além de terem um rendimento maior, gastam mais.

Os seniores são o público-alvo que mais viu evoluir o rendimento, tendo superado o target entre os 18 e os 24 anos”, afirma Marta Santos, diretora da Kantar Worldpanel. Muitas empresas têm focado a sua atenção nos chamados millennials, mas este estudo pode mudar a perspetiva das marcas na sua abordagem ao público.

De acordo com o Diário de Notícias, o número de reformados tem vindo a aumentar nos últimos dez anos, passando de 12,4% para 19%. Em contrapartida, o número de famílias com filhos tem diminuído, estando agora a rondar os 44,3%.

O peso dos reformados no consumo tem aumentado, com quase mil milhões de euros a passarem das famílias sem filhos para os seniores. Desde 2007 até ao ano passado, o gasto com produtos de consumo aumentou 12% — com este segmento a representar agora 21% do consumo total.

Além das compras para consumo próprio e para a casa, há ainda o fenómeno recente dos idosos que ajudam os filhos e os netos. Anualmente, este segmento que o estudo intitula de “Avós para Todos” gasta 2782 euros com produtos de grande consumo — um valor acima da média.

Os reformados gastam muito menos, rondando uma média de 1221 euros. Ainda mais baixo é os gastos das famílias com filhos, que equivale a 787 euros. A média nacional fixa-se nos 894 euros. O estudo mostra que os portugueses têm uma maior parcela de gastos com a alimentação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …