/

Senado francês escondeu busto de Hitler na cave durante 75 anos

Jaysmark / Flickr

Um busto de aço de Adolf Hitler esteve escondido na cave do Senado francês durante 75 anos, revelou uma investigação do jornal francês Le Monde, que frisa que poucas pessoas dentro da instituição sabiam da sua existência.

De acordo com a BBC, o busto (35 cm) estava escondido na cave da instituição, onde foi também encontrada uma bandeira nazi (3mx2m), bem como vários outros documentos e itens não inventariados do período da II Guerra Mundial.

Olivier Faye, o jornalista do Le Monde, contou que recebeu uma informação que dava conta que uma estatueta do ditador tinha sido mantida no Senado francês desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando o espaço era a sede da força aérea alemã (Luftwaffe).

Depois de muita resistência, escreve a BBC, Faye recebeu finalmente a confirmação. “Como é que descobriu?”, questionou Damien Déchelette, arquiteto-chefe do Senado. “O busto sempre esteve aqui, nunca saiu”, acrescentou.

Pouco se sabe da história exata destes objetos da Segunda Guerra, mas a BBC elencou uma série de factos históricos que podem desvendar a sua origem e o porquê de terem ficado durante décadas no edifício francês.

Em agosto de 1944, Paris estava em tumulto. O exército alemão rendeu-se às tropas do exército francês e da Resistência. No palácio de Luxemburgo, onde agora é a sede do Senado, fugiram vários funcionários da Luftwaffe, deixando para trás um cenário de caos, com paredes partidas e móveis empilhados.

O mesmo acontecia no prédio vizinho, conhecido como Petit Luxembourg, que era à época a casa do comandante da força aérea alemã Hugo Sperrle, e é agora a residência do presidente do Senado francês, Gérard Larcher.

Para os franceses, este foi um momento de êxtase, segundo contou o historiador Cécile Desprairies “As bandeiras foram tomadas como troféus. Os prédios foram saqueados. Os libertadores levaram o que podiam. O mercado negro de mercadorias nazis floresceu – e, na verdade, ainda existe”, precisou o especialista.

Durante os momentos de desordem, o busto de Hitler e a bandeira foram deixados para trás. Estes objetos estavam cobertos e escondidos na cave do edifício. A sua existência era do conhecimento de um grupo pequeno de pessoas e foi repassada ao longo dos anos entre alguns funcionários depois de o prédio retomar as suas funções como Senado.

Questionados pelo jornal francês, nenhum serviço ou antigo senador disse conhecer o tesouro nazi. No entanto, e segundo avançou uma autoridade francesa ao Le Monde sob anonimato, “os senadores vêm e vão” – isto é, os senadores não são os verdadeiros conhecedores do repositório do Senado.

Gérard Larcher abriu um inquérito para se decidir o que fazer com os objetos. Segundo observa a BBC, o Museu da Libertação na Place Denfert-Rochereau, em Paris, poderá ser uma das opções para acolher estes itens históricos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.