“Nélson Semedo parecia um júnior à beira do Adama Traoré”

(dr) Wolverhampton

No dia seguinte ao empate entre Portugal e Espanha, a imprensa espanhola centra-se num jogador: o estreante Adama Traoré. De desconhecido até valer 100 milhões.

Portugal e Espanha empataram a zero, nesta quarta-feira. Não houve golos mas houve vários momentos de interesse, entre uma entrada forte da Espanha e uma resposta portuguesa que foi travada pela barra, com um falhanço incrível de João Félix, também.

Em Espanha, no rescaldo ao jogo particular realizado em Alvalade, o destaque chama-se Adama Traoré. O jovem do Wolverhampton que, após duas tentativas frustradas, se estreou ao serviço da seleção nacional espanhola.

Há pouco mais de um mês, o extremo foi convocado por Luis Enrique para os primeiros jogos na Liga das Nações mas um teste positivo ao novo coronavírus afastou o atleta dos compromissos do conjunto espanhol. E antes, após a sua estreia na lista de convocados, lesionou-se e também não jogou.

Desta vez, Adama foi convocado… para representar duas seleções. Além da federação espanhola, também a federação do Mali chamou o futebolista (ao estilo de Abel Camará, há quase uma década, quando foi chamado por Portugal e por Guiné-Bissau no mesmo dia). No entanto, apesar de os seus pais terem nascido no Mali, o catalão Adama escolheu jogar por Espanha.

O “velocista dos 400 metros, running back de futebol americano”, como classifica o jornal Marca, impressionou no duelo ibérico. Só jogou cerca de meia hora mas chegou para demonstrar a sua velocidade, a sua técnica e o seu “faro” pelo ataque, desta vez longe dos estádios da Premier League. E ainda deu para deixar Trincão quase KO, numa falta cometida sobre o jovem português.

Nascido em L’Hospitalet, depois de jogar na rua com os amigos, era ainda criança quando se mudou para o Barcelona. Esteve no gigante do futebol mundial durante mais de 10 anos. Chegou a jogar pela equipa principal, estreando-se aos 17 anos, enquanto era campeão europeu em juniores. Depois saiu para a Premier League, para o Aston Villa, descendo depois de divisão no Middlesbrough. Mudou-se para o Wolverthampton e trabalha sob as ordens de Nuno Espírito Santo.

Quase 100 jogos em duas épocas, sempre escapando às lesões, e prometendo uma ala direita muito perigosa, agora que Nélson Semedo chegou ao Wolverhampton. Nélson Semedo que, no Portugal-Espanha, foi o seu adversário direto. Javier Balboa, em declarações ao canal Mega, disse mesmo que Nélson Semedo “parecia um júnior” quando tinha Adama pela frente.

Adama continua a progredir velozmente e, aos 24 anos, está perto de uma presença no Europeu, em 2021. Ao longo do último mercado de transferências, vários clubes contactaram o Wolverhampton para contratar o espanhol mas o preço (100 milhões de euros) afastou os pretendentes.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.