Semáforos, candeeiros e cemitérios ainda pagam taxa para a RTP

kamienok / Flickr

-

O pagamento da chamada Contribuição Audiovisual, taxa que financia a RTP, é obrigatório para qualquer contador de electricidade, incluindo assim, serviços municipais como os semáforos, os candeeiros públicos, os cemitérios e os sistemas de rega dos jardins.

Um dado que revolta a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), adianta o JN, frisando que são pagamentos “absurdos” e que se arrastam desde 2003.

A situação vem à tona quando, na proposta de Orçamento de Estado para 2017, o Governo isenta as actividades agrícolas do pagamento da Contribuição Audiovisual mensal de 2,85 euros.

Uma circunstância que leva a ANMP a pedir o mesmo tipo de isenção para serviços e equipamentos municipais como os sistemas de rega dos jardins, as fontes luminosas, as casas de banho públicas, os candeeiros públicos, os semáforos, os cemitérios e os furos de captação de água, entre outros.

Por terem contadores autónomos, estas infraestruturas estão obrigadas a pagar a taxa de 2,85 euros que financia o Serviço Público de Televisão.

Está em causa um valor relevante para os orçamentos das autarquias, tanto mais que sobre esses 2,85 euros, são ainda cobrados 6% de IVA – o valor total mensal situa-se nos 3,02 euros por cada serviço ou equipamento.

O presidente da ANMP, Manuel Machado, foi às Comissões de Finanças e de Poder Local, na Assembleia da República, propor o fim da taxa audiovisual para este tipo de infraestruturas.

“Esse pagamento não é justo. É uma questão que merecia um tratamento político para haver equidade”, salienta Manuel Machado, citado pelo JN.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quanto aos cimitérios acho muito bem que paguem. Os mortos se não vêem TV já viram quando eram vivos. O mesmo agora não sei se eles, lá onde estão, não continuarão a ver…!

  2. Nao e justo porque? Ja apanhei dois semáforos a ver a Sic, um sistema de regas a ver a RTP e dois mortos que queriam ir a tarde e sua!

RESPONDER

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …