Parlamento continua sem eleger mulheres para o Conselho de Estado

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a reunião do Conselho de Estado, sentado numa cadeira numa sala do Palácio da Cidadela, em Cascais

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Os deputados vão votar a lista das cinco personalidades que integram a quota parlamentar no Conselho de Estado na próxima sexta-feira, 29 de abril.

O Parlamento vai continuar sem eleger mulheres para o Conselho de Estado (CE), o órgão de aconselhamento do Presidente da República.

Segundo o Diário de Notícias, as que integram atualmente o CE fazem-no por inerência de funções – é o caso de Maria Lúcia Amaral, por ser Provedora de Justiça – ou são escolhidas na quota pessoal do Presidente da República – como Leonor Beleza e Lídia Jorge.

Fazem parte do Conselho de Estado personalidades que lá estão por inerência das funções que ocupam; cinco designadas diretamente pelo Presidente da República (no período correspondente ao seu mandato); e outras cinco eleitas no Parlamento.

A eleição destas últimas está marcada para dia 29 de abril. As escolhas do PS são Carlos César, Manuel Alegre e Sampaio da Nóvoa e pelo PSD Francisco Pinto Balsemão e Miguel Cadilhe.

A representação é proporcional ao peso de cada partido na Assembleia da República, pelo que três personalidades serão escolhidas pelo PS e duas pelo PSD.

As Mulheres Socialistas queriam que António Costa, secretário-geral socialista, escolhesse a “senhora Simplex” Maria Manuel Leitão Marques, atualmente eurodeputada, para o Conselho de Estado, mas tal não aconteceu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.