Rui Águas e Jorge Costa fora do grupo da morte na CAN 2015

CAF / Africa Cup of Nations / Facebook

-

As seleções de Cabo Verde e Gabão, treinadas, respetivamente, por Rui Águas e Jorge Costa, tiveram sortes idênticas no sorteio da Taça das Nações Africanas de Futebol (CAN), realizado esta quarta-feira em Malabo.

No Grupo A, o Gabão de Jorge Costa terá como grandes rivais a anfitriã Guiné Equatorial e o vice-campeão Burkina Faso, enquanto o Congo será, em teoria, o rival mais acessível na competição, que decorrerá de 17 janeiro a 6 fevereiro.

Em clara ascensão nos últimos anos, Cabo Verde vai defrontar no Grupo B a Zâmbia (campeã em 2012) e a Tunísia (vencedora em 2004), devendo, em princípio, não sentir tantos problemas com a República Democrática do Congo, a equipa com o ranking mais baixo entre os participantes.

Já o Grupo C, em teoria o mais forte, encontram-se o Gana (tetracampeão, a última vez em 1982), a Argélia (campeã em 1990), do portista Brahimi e do sportinguista Slimani, a África do Sul (ganhadora em 1996) e o Senegal (vice-campeão em 2002).

Finalmente, o Grupo D juntou a Costa do Marfim (campeã em 1992), o Mali (vice-campeão em 1972), os Camarões (tetracampeões, a última vez em 2002) e a Guiné Conacri.

CAF / Africa Cup of Nations / Facebook

-

No sorteio destacaram-se as ausências da Nigéria, campeã em título, mas que não se qualificou, e de Marrocos, excluído da competição, após recusar-se a organizá-la devido ao surto de Ébola que matou cerca de seis mil pessoas na África Ocidental.

Em novembro, o chefe de estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, aceitou receber a competição, após Marrocos ter solicitado o adiamento da mesma por um ano, com receios da propagação do Ébola.

A Guiné Equatorial contratou uma empresa marroquina para construir três centros de isolamento, como medida de prevenção caso se registe algum caso de Ébola durante a competição, investindo mais de um milhão de euros na aquisição de material sanitário.

A competição vai decorrer em quatro cidades, nomeadamente Malabo, Bata, Mongomo e Ebebiyin.

ZAP / Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.