Seleção norueguesa doa parte dos salários para que equipa feminina receba o mesmo

Ailura / Wikimedia

Jogo da selecção feminina de futebol da Noruega contra a Áustria

Os jogadores da seleção masculina de futebol da Noruega vão doar, a partir de 2018, parte dos seus salários para que as colegas da equipa feminina possam receber o mesmo valor.

Quando falamos de igualdade de género, a Noruega ocupa, sem dúvida, um lugar de destaque em relação ao resto do mundo e, por isso, nem o futebol fica de fora.

Para que homens e mulheres possam receber o mesmo salário quando estiverem a defender as cores da seleção, os jogadores da equipa masculina de futebol resolveram contribuir com parte dos seus salários para que os valores possam ser iguais.

Desta forma, o valor total pago às jogadoras da seleção feminina vai quase duplicar de 3,1 milhões de coroas norueguesas (comparado com os 6,55 milhões ganhos pelos colegas homens) para seis milhões de coroas – cerca de 638 mil euros.

Este valor já inclui as 550 mil coroas oferecidas pelos futebolistas às suas compatriotas. O dinheiro vem também de quantias que recebem de campanhas publicitárias.

https://twitter.com/UNILADFooty/status/916710967555252224

O capitão da seleção masculina, Stefan Johansen, apoia a 100% esta iniciativa. “Acho que é mesmo assim que tem de ser. Acho que pode ajudá-las muito. Queremos o futebol norueguês à frente. As mulheres são tão importantes como nós”, disse o futebolista, citado pelo jornal britânico Independent.

A mesma opinião tem o defesa Tore Reginiussen: “É bom poder contribuir. Não há nada nos resultados que tivemos nos últimos anos que indiquem que temos de ter muito mais. Agora, será uma distribuição mais uniforme. Isto é importante”, acrescentou.

Por sua vez, o líder da NISO (Federação Norueguesa de Jogadores Profissionais de Futebol), Joachim Walltin, diz que é “algo muito bom para a seleção feminina mas também para a Noruega como nação”. “Vamos ser pioneiros nesta área”, afirmou à NRK.

A diferença financeira é grande, especialmente tendo em conta que o futebol feminino possui alguma instabilidade: muitas das jogadoras ainda estudam e até trabalham.

Algumas das jogadoras norueguesas já agradeceram o gesto, como é o caso de Caroline Graham Hansen. “Obrigada por darem este passo pelas atletas mulheres. Por mostrarem igualdade e por nos ajudarem a todas, tornando um bocadinho mais fácil, a perseguirmos os nossos sonhos”, escreveu na conta do Instagram.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …