//

Seleção norueguesa doa parte dos salários para que equipa feminina receba o mesmo

Ailura / Wikimedia

Jogo da selecção feminina de futebol da Noruega contra a Áustria

Os jogadores da seleção masculina de futebol da Noruega vão doar, a partir de 2018, parte dos seus salários para que as colegas da equipa feminina possam receber o mesmo valor.

Quando falamos de igualdade de género, a Noruega ocupa, sem dúvida, um lugar de destaque em relação ao resto do mundo e, por isso, nem o futebol fica de fora.

Para que homens e mulheres possam receber o mesmo salário quando estiverem a defender as cores da seleção, os jogadores da equipa masculina de futebol resolveram contribuir com parte dos seus salários para que os valores possam ser iguais.

Desta forma, o valor total pago às jogadoras da seleção feminina vai quase duplicar de 3,1 milhões de coroas norueguesas (comparado com os 6,55 milhões ganhos pelos colegas homens) para seis milhões de coroas – cerca de 638 mil euros.

Este valor já inclui as 550 mil coroas oferecidas pelos futebolistas às suas compatriotas. O dinheiro vem também de quantias que recebem de campanhas publicitárias.

https://twitter.com/UNILADFooty/status/916710967555252224

O capitão da seleção masculina, Stefan Johansen, apoia a 100% esta iniciativa. “Acho que é mesmo assim que tem de ser. Acho que pode ajudá-las muito. Queremos o futebol norueguês à frente. As mulheres são tão importantes como nós”, disse o futebolista, citado pelo jornal britânico Independent.

A mesma opinião tem o defesa Tore Reginiussen: “É bom poder contribuir. Não há nada nos resultados que tivemos nos últimos anos que indiquem que temos de ter muito mais. Agora, será uma distribuição mais uniforme. Isto é importante”, acrescentou.

Por sua vez, o líder da NISO (Federação Norueguesa de Jogadores Profissionais de Futebol), Joachim Walltin, diz que é “algo muito bom para a seleção feminina mas também para a Noruega como nação”. “Vamos ser pioneiros nesta área”, afirmou à NRK.

A diferença financeira é grande, especialmente tendo em conta que o futebol feminino possui alguma instabilidade: muitas das jogadoras ainda estudam e até trabalham.

Algumas das jogadoras norueguesas já agradeceram o gesto, como é o caso de Caroline Graham Hansen. “Obrigada por darem este passo pelas atletas mulheres. Por mostrarem igualdade e por nos ajudarem a todas, tornando um bocadinho mais fácil, a perseguirmos os nossos sonhos”, escreveu na conta do Instagram.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.