Segurança Social não pagou apoio de julho, agosto e setembro a trabalhadores informais (nem sabe quando o irá fazer)

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social ainda não pagou os apoios excecionais aos trabalhadores informais e desprotegidos que enfrentaram uma quebra da atividade no verão.

O Público avança, na edição desta quinta-feira, que há trabalhadores informais que tiveram quebra de atividade no verão que ainda não receberam os apoios de julho, agosto e setembro.

O apoio de 438,31 euros foi anunciado em junho com o objetivo de auxiliar quem foi excluído das medidas anteriormente anunciadas. Mais de três meses depois, as prestações relativas a julho, agosto e setembro continuam por pagar.

O Governo confirmou os atrasos ao diário e disse não saber quando é que os pagamentos serão regularizados, justificando com motivos de atrasos operacionais.

Em entrevista ao Público, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, indicou que estarão em causa atrasos a “dez mil cidadãos” que pediram este apoio. O governante disse estar “convencido de que essa prestação será paga nos próximos tempos”.

Por sua vez, a Segurança Social refere que “os pedidos de apoio estão em análise a fim de se verificar se reúnem as condições de acesso à medida, pelo que brevemente serão processados e pagos”. no entanto, também não aponta qualquer horizonte de processamento dos valores.

O Público escreve que, relativamente a julho, a Segurança Social recebeu 66.300 pedidos de apoio de trabalhadores independentes em quebra de atividade ou paragem total, a que se somam quase 12 mil pedidos de membros de órgãos estatutários, como gerentes e sócios-gerentes das micro e pequenas empresas.

A estes quase 78.300 cidadãos, somam-se os cerca de dez mil que pediram o acesso ao apoio fixo de 438,81 euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que me admirava é que uma qualquer instituição pública privilegiasse os mais necessitados, que os prejudique já nem é notícia, é normalidade.

RESPONDER

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …