Segundo maior tubarão do mundo avistado na costa de Viana do Castelo

DGRM

Tubarão-frade fotografado em Viana do Castelo

A DGRM relata o avistamento de um tubarão-frade na costa de Viana de Castelo este domingo. O animal pode chegar aos 10 metros de comprimento, mas não é perigoso e já foi avistado várias vezes na costa portuguesa.

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), anunciou este domingo que um tubarão-frade (Cetorhinus maximus) foi recentemente avistado e fotografado perto da costa de Viana do Castelo, especificamente perto do parque eólico flutuante ‘off-shore’.

Esta espécie é o segundo maior tubarão do mundo, podendo chegar aos 10 metros de comprimento. Apenas o tubarão-baleia é maior, mas apesar de ser “enorme”, o turbarão-frade “não é perigoso, alimentando-se de krill, plâncton e ovas de peixe”, segundo a DGRM.

A espécie em causa consegue ainda aspirar a água enquanto “retém o alimento, podendo filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora”.

Esta não é a primeira vez que esta espécie é avistada na nossa costa, nunca tendo havido um registo de algum incidente. A DGRM avança ainda que estes tubarões “normalmente são avistados onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.