Temos um “segundo cérebro” (e é ele que controla as nossas idas à casa de banho)

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar como funciona o chamado “segundo cérebro”, que assegura o controlo do trato gastrointestinal e que tem também um papel relevante na forma como o cólon age quando vamos à casa de banho, para defecar.

O Sistema Nervoso Entérico (SNE), que integra o Sistema Nervoso Autónomo, é uma rede de neurónios que faz parte do sistema digestivo. “É conhecido como o “segundo cérebro” ou o cérebro dos intestinos porque pode operar independentemente do cérebro e da espinal medula”, ou seja do Sistema Nervoso Central (SNC), como explicam os investigadores deste estudo no comunicado divulgado no site Scimex.

A pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, permitiu analisar com maior precisão como é que o SNE funciona nos mamíferos, através da observação de cólons de ratos.

No estudo publicado na revista JNeurosci da Sociedade de Neurociências, os investigadores apontam que o SNE tem circuitos neurais próprios que comunicam com o SNC, mas que também o ajudam a controlar o trato digestivo de uma forma completamente autónoma.

“É realmente um cérebro por si próprio”, destaca o neuro-fisiólogo Nick Spencer, que esteve envolvido na pesquisa, em declarações à Science Alert.

Spencer aponta que, de um ponto de vista evolutivo, o SNE até pode ser considerado o nosso “primeiro cérebro”, uma vez que se terá desenvolvido antes do SNC.

“Um dos grandes mistérios do trato gastrointestinal é como é que uma população tão grande de neurónios entéricos (que estão dentro da parede do intestino) dispara potenciais de acção para gerar contracções das células musculares lisas, permitindo a propulsão do conteúdo do cólon”, aponta Spencer na Science Alert.

Para explicar esse mistério, os investigadores recorreram a uma nova técnica de imagiologia neurológica, combinada com registos dos impulsos eléctricos das células musculares de ratos. Assim, constataram que “o SNE do cólon de um rato contém, aproximadamente, 400.000 neurónios individuais“, como se nota no estudo.

A investigação permitiu também detectar um “padrão rítmico de disparo neural, envolvendo milhões de células, que promove a contracção muscular no intestino, impulsionando o desperdício através do corpo”, aponta-se na pesquisa.

Trata-se de “um padrão importante de actividade neural no Sistema Nervoso Periférico dos mamíferos que não tinha sido previamente identificado”, concluem os autores do estudo.

Esta descoberta permite perceber como é que o processo de “pensamento” se desenrola no SNE, e pode ser útil para “atacar” doenças que afectam o sistema digestivo.

“Agora que sabemos como o SNE é activado em condições saudáveis, podemos usar isto como um modelo para compreender como padrões motores neurogénicos disfuncionais podem aparecer ao longo do cólon”, constata Nick Spencer na Science Alert.

“A obstipação crónica, ou prisão de ventre, afecta uma grande proporção da comunidade em todo o mundo, e, muitas vezes, surge devido a um trânsito intestinal inadequado”, conclui o investigador.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como todos os cérebros devem existir os inteligentes, os espertos e os totós. Os inteligentes adaptam a defecação ao estilo de vida, os espertos aproveitam todas as boa oportunidades para defecar, os totós andam sempre de calças na mão.

    • Caro José,
      “Constipation” é efectivamente um dos mais traiçoeiros false friends que conhecemos.
      Obrigado pelo reparo, está corrigido.

RESPONDER

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …