Cientistas revelam novos segredos sobre as tintas dos papiros egípcios

(dr) Coleção Papyrus Carlsberg

Detalhe de um tratado médico da biblioteca do templo de Tebtunis

Os escribas do antigo Egito usavam chumbo para secar a tinta dos seus papiros, uma técnica muito semelhante à que era usada pelos pintores europeus da época do Renascimento.

Os escribas do antigo Egito utilizavam tinta preta e vermelha para escrever os famosos papiros. Com a primeira faziam o corpo principal do texto, enquanto que para destacar títulos, instruções ou palavras-chave recorriam à segunda.

Na última década, foram muitos os estudos científicos que tentaram perceber melhor a composição destas tintas dos anos 100 a 200 D.C. para aprender mais sobre as práticas de escrita daquela época.

Agora, conta o jornal espanhol ABC, uma equipa europeia formada por químicos, físicos e egiptólogos, com a ajuda de técnicas de radiação síncrotron, revelou mais alguns dos seus segredos.

Investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, utilizaram o European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), em França, para estudar a tinta vermelha e preta de papiros da única biblioteca institucional em grande escala que se sabe ter sobrevivido desde os tempos antigos do Egito: a biblioteca do templo de Tebtunis.

“Descobrimos que se juntava chumbo à mistura de tintas para funcionar como um secador, para que a tinta ficasse no papiro”, declara Marine Cotte, investigadora do ESRF e uma das autoras do estudo publicado, a 26 de outubro, na revista científica PNAS.

“O facto de o chumbo não ter sido adicionado como pigmento, mas como secador, infere que a tinta tinha uma receita bastante complexa e não podia ser feita por qualquer um”, acrescenta Thomas Christiansen, egiptólogo da universidade dinamarquesa e outro dos autores do estudo.

Um facto surpreendente, segundo os cientistas, é que a receita desta tinta pode estar relacionada com as práticas de pintura desenvolvidas muitos séculos depois, já durante o Renascimento.

“No século XV, quando os artistas redescobriram o óleo na Europa, o desafio era conseguir secá-lo num período de tempo razoável. Os pintores perceberam que alguns compostos de chumbo poderiam ser utilizados ​​como secantes eficientes”, explica Cotte.

Segundo o jornal espanhol, os cientistas descobriram que o chumbo estava associado a diferentes elementos: uma mistura complexa de fosfatos de chumbo, sulfatos de chumbo de potássio, carboxilatos de chumbo e cloretos de chumbo.

E, como era de esperar, a equipa descobriu também que a cor vermelha da tinta era possível graças ao ocre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …