A ciência de dados revelou os segredos por trás de “Game Of Thrones”

(dr) HBO

A ciência de dados e a análise de redes foram usadas por cientistas de cinco universidades para desvendar o sucesso por detrás dos livros nos quais se baseia a série “Game of Thrones”.

De acordo com a agência Europa Press, o estudo mostra que a forma como se organizam as interações entre as personagens da série de livros “As Crónicas de Gelo e Fogo” é semelhante à forma como os humanos mantêm relações e interagem no mundo real.

Além disso, embora personagens importantes sejam eliminadas de forma aleatória à medida que a história é contada, a cronologia subjacente não é assim tão imprevisível, relata a Universidade de Warwick em comunicado.



A equipa de investigadores descobriu que, apesar de mais de duas mil personagens e mais de 41 mil interações entre elas, estes são números médios para corresponder com o que podemos lidar na vida real.

Mesmo as personagens mais importantes têm uma média de apenas 150 interações com outras personagens. Segundo a famosa teoria do professor Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, este é o mesmo número para o qual o cérebro humano evoluiu, ou seja, a maioria das pessoas só consegue manter relações significativas com cerca de 150 outras pessoas.

Embora se pudesse esperar que a coincidência de motivos matemáticos levasse a um roteiro bastante limitado, o autor, George R. R. Martin, mantém a história borbulhante, fazendo com que as mortes pareçam aleatórias à medida que a história se desenrola.

Porém, como mostra esta equipa, quando se reconstrói a sequência cronológica, verifica-se que as mortes não são aleatórias. Em vez disso, refletem como se distribuem os eventos comuns para as atividades humanas não violentas no mundo real.

O estudo foi publicado, esta segunda-feira, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) por uma equipa de físicos, matemáticos e psicólogos das Universidades de Coventry, Warwick, Limerick, Cambridge e Oxford.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …